Bancos debatem a saúde financeira do brasileiro
No próximo dia 1º de julho, entra em vigor a Resolução Conjunta n° 8 de 21/12/2023 do Banco Central que busca impulsionar empresas do setor financeiro a ofertar educação financeira para seus clientes. Na 34ª edição do Febraban Tech, evento de tecnologia e inovação do setor financeiro promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), será possível conhecer o que os bancos vêm desenvolvendo sobre esse assunto. Três painéis abordarão o tema no segundo dia do evento, que acontece entre 25 e 27 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
O primeiro painel de quarta-feira, 26 de junho, a discutir a saúde financeira do brasileiro será das 13h às 14h20 e apresentará boas práticas adotadas por instituições financeiras. Moderado por Amaury Oliva, diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban, o painel terá a participação de Emanuelle Moraes, gerente de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob, Gisele Morgado, gerente de Operações e Canais Digitais do BNDES, Rodrigo de Araújo Soares Pereira, superintendente de Produtos e Estratégia da Ágora Investimentos – Bradesco, e Gustavo Korb, gerente de Soluções do Banco do Brasil.
Das 15h às 16h10, o debate será em torno dos “Desafios e caminhos na mensuração e monitoramento da efetividade das iniciativas de educação financeira e do impacto na saúde financeira do consumidor”. Com moderação de Amália Sangueza, diretora-adjunta do Comitê ESG da Febraban, o painel será formado por Fabio Araújo, auditor do Departamento de Promoção de Cidadania Financeira do Banco Central Brasil, Louize Pereira Oliveira, supervisora de Cidadania e Sustentabilidade no Instituto Sicoob, Cristiane Amaral, gerente de Inclusão e Educação Financeira da Fundação Sicredi e Paulo Coelho Mendes, analista-chefe do I-SFB (Índice de Saúde Financeira do Brasileiro).
O terceiro e último painel sobre a saúde financeira do brasileiro tem como tema “Medidas de Inclusão Financeira para perfis específicos (vulneráveis, refugiados, migrantes, microempreendedores, mulheres, indígenas e rurais)”. O painel acontecerá das 16h50 e 18h10 e vai reunir Juliana de Paula, diretora de Responsabilidade Social do BTG Pactual, Anderson Aorivan da Cunha Possa, diretor Nacional de Negócios do Banco do Nordeste, Osvaldo Luiz Nogueira da Silva, gerente de Educação Corporativa do Bradesco e o moderador do painel, Uelton Carvalho, gerente de Cidadania Financeira da Febraban.
A 34ª edição do Febraban Tech tem como tema central “A jornada responsável na nova Economia da IA”, e reunirá lideranças dos setores financeiro, de tecnologia, sustentabilidade, agro e de áreas interessadas em inovação. Os demais temas em destaque neste ano são:
- Open Finance, Pix… Brasil molda cenário financeiro global
- DREX: oportunidades e tendências emergentes na economia tokenizada
- A visão futura dos bancos na garantia da cibersegurança
- A inteligência de dados na decisão da fidelidade do cliente
- Velocidade, confiabilidade e inteligência da conectividade impulsionam próxima geração de serviços financeiros
- Agilidade ,eficiência e custo como metas na multiplicação da nuvem
- Cross industry: o digital expande e conecta mercados
- Agro 5.0 e o papel transformador da tecnologia financeira
- Empatia + tecnologia: o novo profissional do presente
- O caminho ESG no Brasil – transição, inclusão e equidade
- Parceria fintechs e bancos fortalece setor e promove inclusão
(Com assessoria de imprensa)