Sateliot lança quatro satélites e prepara ativação do serviço comercial

Startup espanhola indica que serviço deve começar a gerar receitas em breve; constelação terá 250 satélites, com equipamentos adicionais sendo lançados até 2028
Sateliot lança quatro satélites e se prepara para ativar serviço comercial
Sateliot lança quatro satélites com a SpaceX (crédito: Divulgação/Sateliot)

A Sateliot realizou, na sexta-feira passada, 16, o lançamento de quatro satélites adicionais da sua constelação de órbita terrestre baixa (LEO, na sigla em inglês). Quando entrar em operação, o sistema terá foco em 5G para serviços de Internet das Coisas (IoT).

O lançamento foi conduzido pela SpaceX, com o foguete Falcon 9, partindo da Base Área de Vandenberg, na Califórnia (EUA), como parte da missão Transporter-11.

Os nanossatélites da Sateliot se propõem a fornecer uma cobertura global do planeta Terra, usando o padrão 5G NB-IoT. Antes do lançamento de sexta-feira, dois artefatos já estavam em órbita.

“Este lançamento nos impulsiona para uma nova fase de desenvolvimento”, disse Jaume Sanpera, CEO e cofundador da operadora espanhola, durante um evento em Barcelona, no qual stakeholders puderam acompanhar, a distância, a decolagem do foguete com os satélites.

O executivo também destacou que a empresa logo irá começar a gerar receita, além de posicionar a Espanha como líder em conectividade de IoT.

Próximos passos

Em comunicado, a Sateliot indicou que, como parte da estratégia comercial da operação, planeja lançar satélites adicionais em 2025. Além disso, a empresa tem negociado uma rodada de financiamento da Série B de 30 milhões de euros (aproximadamente R$ 180 milhões).

A Sateliot foi fundada em 2018 e já captou 25 milhões de euros (R$ 150 milhões), incluindo um aporte de 6 milhões de euros (R$ 36 milhões) do banco Santander, em janeiro deste ano.

A empresa segue em busca de parceiros para financiar a construção da constelação, que, ao todo, será formada por 250 nanossatélites. Os lançamentos devem ser concluídos entre 2027 e 2028. A operadora estima atingir um faturamento de 1 bilhão de euros (R$ 6 bilhões) até 2030. A expectativa é de que o serviço comercial seja ativado ainda este ano.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1104