Fabricante prevê ativação comercial do 5.5G ainda em 2024

Huawei reúne diferentes tecnologias em um núcleo único de rede 5.5G e diz que velocidades atingem 10 Gbps de forma homogênea
Campus da Huawei, em Dongguan, na China (crédito: Miriam Aquino/TeleSíntese)
Campus da Huawei, em Dongguan, na China. Empresa levará núcleo 5.5G para o MWC 2024. (crédito: Miriam Aquino/TeleSíntese)

A Huawei lançará um novo núcleo para redes 5.5G no MWC 2024. Segundo a empresa, a nova rede, uma evolução do 5G, habilita chamadas interativas, alcança velocidades de 10 Gbps e operações baseadas na experiência, facilitando o desenvolvimento de serviços imersivos e interativos. A expectativa da fabricante é que ainda em 2024 seja lançada a primeira rede comercial, de escala, em 5.5G, no mundo. Vale lembrar que a fornecedora já tem projeto-piloto em Beijing com a China Unicom. 

O Intelligent Core 5.5G, como o nome sugere, traz automação à rede, que passa a ser capaz de detectar e avaliar as experiências do usuário em tempo real e ajustar dinamicamente os recursos da rede às necessidades dos clientes. As tecnologias presentes no núcleo permitem, segundo a Huawei, a obtenção de velocidades de 10 Gbps de forma homogênea por toda a infraestrutura.

O núcleo também trabalha com a possibilidade de criação dos chamados gêmeos digitais de rede, que permite a simulação em tempo real da rede original a fim de prevenir incidentes.   

Algumas das tecnologias desse produto já estão em uso desde 2023 pelas operadoras China Mobile, stc (Arábia Saudita) e AIS (Tailândia). É o caso da chamada ADN, solução em que a rede é capaz de se autorregular, buscando novas rotas em casos de congestionamentos e incidentes, sem necessidade de intervenção humana.

Outro pedaço da solução que já está em uso amplo na China é o sistema New Calling, que habilita chamadas por 5G. No país asiático, a plataforma tem 50 milhões de usuários.

A Huawei promete, mais uma vez, ter um dos maiores estandes do MWC 2024, que acontece de 26 a 29 de fevereiro em Barcelona, Espanha.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10373