Saque do FGTS para nascidos em agosto começa nesta quarta-feira
O saque extraordinário de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) estará disponível para dois grupos de trabalhadores nesta semana. A partir desta quarta-feira, 25, quem nasceu em agosto poderá retirar a quantia. No sábado, 28, é a vez dos trabalhadores nascidos em setembro.
O crédito é feito em conta poupança social, aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal, e pode ser acessada por meio do aplicativo Caixa Tem. O valor disponível para saque pode ser consultado no site da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS.
As movimentações do saque extraordinário estarão disponíveis até 15 de dezembro deste ano. Se a poupança do trabalhador que recebeu os créditos não for movimentada até essa data, os recursos serão retornados à conta do FGTS, devidamente corrigidos.
Ao todo, 42 milhões de trabalhadores estão aptos ao saque extraordinário do FGTS. O saldo disponível pode ser consultado, mas a retirada e a movimentação do valor seguem o calendário estabelecido pela Caixa.
De acordo com o banco público, cerca de R$ 30 bilhões serão liberados para os trabalhadores com direito ao saque. A liberação vai até 15 de junho, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.
Se o titular possuir mais de uma conta do FGTS, o saque é feito na seguinte ordem: primeiro, as contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo; em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.
Calendário
- Nascidos em janeiro receberam em 20/04
- Nascidos em fevereiro receberam em 30/04
- Nascidos em março receberam em 04/05
- Nascidos em abril receberam em 11/05
- Nascidos em maio receberam em 14/05
- Nascidos em junho recebem em 18/05
- Nascidos em julho recebem em 21/05
- Nascidos em agosto recebem em 25/05
- Nascidos em setembro recebem em 28/05
- Nascidos em outubro recebem em 01/06
- Nascidos em novembro recebem em 08/06
- Nascidos em dezembro recebem em 15/06