RNP seleciona projetos de segurança cibernética

Objetivo da chamada pública é atrair especialistas em cibersegurança para desenvolver ferramentas para o programa Hackers do Bem; inscrições podem ser feitas até 16 de agosto
RNP lança edital para selecionar projetos de segurança cibernética
Projetos de segurança cibernética selecionados pela RNP terão duração de um ano (crédito: Freepik)

Para fomentar o ecossistema de inovação, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou uma chamada pública para apoiar o desenvolvimento de novas soluções na área de segurança cibernética. O objetivo principal é criar ferramentas para ajudar na formação dos alunos do programa Hackers do Bem, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que visa a capacitar pelo menos 30 mil profissionais.

“Além da capacitação de profissionais, o Hackers do Bem quer desenvolver um ecossistema de pesquisa e inovação em cibersegurança, para avançar o estado-da-arte e fomentar novas oportunidades de empreendedorismo na área. Essa chamada é um dos primeiros passos nesta direção”, diz, em nota, Lisandro Zambenedetti Granville, diretor-adjunto de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na RNP.

Interessados em participar da chamada devem se inscrever, pela internet, até 16 de agosto.

A chamada é destinada à comunidade acadêmica especializada em segurança cibernética. Por isso, é necessário que cada equipe seja liderada por um pesquisador filiado a uma instituição de ensino pública ou privada. Os grupos deverão ser compostos de um coordenador acadêmico e uma equipe de bolsistas colaboradores.

Conforme o edital, os projetos aprovados serão remunerados por meio do Programa de Bolsas de Incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP. Cada grupo terá direito a bolsas no valor de R$ 11 mil por mês, durante 12 meses, e acesso a recursos computacionais e aos testbeds oferecido pela RNP.

“A RNP espera que sejam apresentadas propostas que tragam soluções como simuladores de código aberto, emuladores de ambiente de ataques, geradores de conjuntos de dados e outros tipos – tudo visando a tornar o ambiente de ensino do Hackers do Bem o mais efetivo possível”, sinaliza a rede de pesquisa.

Para tirar as dúvidas sobre a chamada, a RNP vai promover duas videoconferências públicas. Os encontros online estão previstos para 10 de julho, às 10h, e 14 de agosto, às 14h.

Os resultados serão divulgados no dia 23 de agosto. O início dos trabalhos está marcado para 1º de setembro. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10383