Restam 190 municípios baianos sem a frequência do 5G

A limpeza da faixa de 3,5 GHz está praticamente concluída. Mas a tecnologia 5G será paulatinamente oferecida, a depender dos planos das operadoras que compraram o espectro.

Foto: Freepik

A partir do dia 04 de novembro mais 189 municípios estarão com as frequências do 5G limpas para a implementação do serviço, cuja oferta da nova tecnologia dependerá do plano de negócios das operadoras de celular. Com o incremento dessas novas cidades pela Anatel,  ficam restando apenas 190 municípios brasileiros sem o 5G, e que ainda não podem contar com o espectro liberado para a oferta do serviço.

Conforme a Anatel, com a liberação de mais essas cidades, serão 5.380 os municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, em que vivem quase 210 milhões de brasileiros, o que corresponde a pouco mais de 98% da população do Brasil.

De acordo com o IBGE, 44,3% dos municípios brasileiros têm menos de 10 mil habitantes, e 23,1% têm menos de 5 mil habitantes e as metas estabelecidas pelo leilão do 5G, estabelecem que essas pequenas cidades só precisarão a começar a ser atendidas com a nova tecnologia dentro de cinco anos.

Com a antecipação desses 189 (cento e oitenta e nove) municípios, pelo GAISPI (grupo encarregado pela limpeza dessa faixa, antes destinada aos sinais de TV aberta),  os estados de Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte estão totalmente liberados para a ativação de estações 5G na faixa de 3,5 GHz.

Com essa liberação são 26 UFs (AC, AL, AM, AP, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP e TO) com todos os municípios liberados. Restam apenas os 190 municípios do estado da Bahia que estão previstos para serem liberados na próxima reunião do grupo.

Leilão

O leilão do 5G (quando foram vendidos um grande número de frequências, além do espectro principal do serviço, que é a faixa de 3,5 GHz) foi realizado em novembro de 2021 e as primeiras obrigações, de cobertura das capitais começaram a vencer em 2022. O leilão trouxe compromissos para até 2030, da seguinte forma:

  • Todas as sedes municipais deverão ser cobertas com 5G
  • 1.174 municípios com mais de 30 mil habitantes com pelo menos três prestadoras
  • 4.396 municípios com menos de 30 mil habitantes com pelo menos três prestadora
  • 1.700 localidades não sede com 5G
  • 7.430 localidades com 4G ou tecnologia superior
  • 2.349 trechos de rodovia conectados, totalizando 35.784 Km (totalidade das rodovias federais pavimentadas) – *Esta obrigação está sub judice, devido à devolução da frequência de 700 MHz.
  • 530 sedes municipais com backhaul de fibra óptica
  • R$ 3,1 bilhões para conectividade das escolas
Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11120