Relator espera que Ancine nomeie plataformas alvo de cobrança antes da votação

Votação em turno suplementar estava prevista para esta terça-feira, 5, mas foi adiada na expectativa de respaldo da Agência sobre quais plataformas podem ser cobradas.
Relator espera que Ancine nomeie plataformas alvo de cobrança antes da votação | Foto: Pedro França/Agência Senado
Senador Eduardo Gomes (PL-TO) apresenta requerimento de informações à Ancine pedindo exemplos de plataformas de streaming que devem ser taxadas | Foto: Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal adiou a conclusão da votação do projeto de lei que estabelece a cobrança da Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional) sobre a receita das empresas de vídeo sob demanda (VoD) ou streaming – PL 2331/2022 – que tinha turno suplementar marcado para esta terça-feira, 5. Segundo o relator Eduardo Gomes (PL-TO), o objetivo é ouvir a Agência Nacional do Cinema (Ancine) antes da deliberação.

Apesar de já ter realizado uma audiência pública com a presença da Ancine e do Ministério da Cultura (MinC) há pouco mais de dois meses, o requerimento de informações apresentado pelo relator pede “o posicionamento claro” e “fundamentado” da Agência sobre quais empresas e serviços devem ser enquadrados para efeito de cobrança da Condecine, indicando, inclusive exemplo de plataformas.

Em debate promovido pela Comissão de Educação e Cultura em setembro, o diretor da Ancine, Tiago Mafra introduziu seu pronunciamento destacando que há “vácuo ou atraso na regulamentação do VoD” e mostrou estudos que indicam o Brasil como o 2º país que mais consome streaming no mundo, enquanto que a disponibilidade de produções total ou parcialmente brasileiras é minoria. Os dados focaram as plataformas Globoplay, Looke, Amazon Prime Video, Netflix, Paramount+, Star+, HBO Max e Disney+.

“A regulação deve abordar não só o VoD tradicional. Deve ir além dos provedores de conteúdo via catálogo. Ele deve envolver plataformas de compartilhamento e redes sociais. A gente deve tratar também dos canais de streaming suportados por anúncio. São todos esses modelos que passam um OTT que devem ser objeto de regulação, guardadas as especificidades [por exemplo], a alguns cabem cota, a outros cabem só tributação”,  disse o diretor da Ancine na ocasião.

Mafra também pontou ser importante desenvolver “uma regulação equilibrada” para pequenos e médios, além de plataformas voltadas para fins educacionais, de interesse público e serviços de nicho.

O que diz o PL

O PL define os alvos da cobrança como “os agentes econômicos provedores dos serviços de vídeos sob demanda, de plataformas de compartilhamento de conteúdos audiovisuais e de televisão por aplicação de internet a usuários baseados no Brasil, independentemente da localização da sua sede ou da infraestrutura para a prestação do serviço”.

Contudo, há exceções. Ficam de fora, conforme o texto atual:

  • os serviços que disponibilizam conteúdos audiovisuais sob demanda de forma incidental ou acessória, assim compreendida a disponibilidade de vídeos em caráter secundário e complementar a outros conteúdos de imagem, texto ou áudio, independentemente da organização em catálogo, e desde que a disponibilização de conteúdos audiovisuais não represente a oferta principal do serviço;
  • a oferta ou transmissão simultânea de canais de serviços de radiodifusão de sons e imagens e de serviço de acesso condicionado (TV por assinatura);
  • os conteúdos audiovisuais jornalísticos e informativos, incluindo telejornais, debates, entrevistas, reportagens ou outros programas que visem a noticiar ou a comentar eventos;
  • os jogos eletrônicos, mesmo quando oferecidos por provedores de vídeo sob demanda no âmbito de seus catálogos;
  • os conteúdos audiovisuais sob demanda que consistam em aulas de vídeo ou outros materiais com finalidade estritamente educacional, inclusive aqueles destinados a escolas e universidades, como material de suporte didático ou paradidático;
  • os conteúdos audiovisuais sob demanda ou lineares vinculados a órgãos públicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário;
  • a disponibilização em serviço de vídeo sob demanda pertencente ao mesmo grupo econômico, por período de até um ano, contado a partir da última exibição, de conteúdo audiovisual já veiculado anteriormente  (em TV aberta ou por assinatura); e
  • os conteúdos audiovisuais que consistam em eventos esportivos.

Reivindicações dos produtores

O PL sobre streaming que está na CAE do Senado propõe uma cobrança de até 3% da receita anual bruta das empresas à Condecine. Do montante a ser arrecadado, há percentuais mínimos para produtoras (50%, maioria para Norte, Nordeste e Centro-Oeste), atividades de capacitação (10%), programas de fomento ou atração de investimento (10%) e produção de obras independentes (5%).

Já a alíquota proposta em outro substitutivo apresentado na Câmara (PL 8889/2017) é de 6%. E na distribuição, é previsto 30% para produtoras brasileiras estabelecidas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 10% para produtoras majoritariamente formadas por pessoas pertencentes a grupos incentivados (que inclui negros e mulheres).

Para produtores, é preciso aprimorar os requisitos para garantir que o recurso vai beneficiar o desenvolvimento do setor audiovisual brasileiro, além de limitar a possibilidade de dedução, que pode chegar a 60%.

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Carolina Cruz

Repórter com trajetória em redações da Rede Globo e Grupo Cofina. Atualmente na cobertura de telecom nos Três Poderes, em Brasília, e da inovação, onde ela estiver.

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