Huawei mira ISPs com planos de 1 Gbps com novo roteador

Exclusivo para o mercado brasileiro, AX3S tem suporte ao WiFi 6 e taxa de transmissão de até 3.000 Mbps; modelo será comercializado apenas para provedores via distribuidores
Huawei lança roteador para planos de banda larga de pelo menos 1 Gbps
Roteador AX3S foi projetado para maximizar planos de banda larga superiores a 1 Gbps (crédito: Huawei/Divulgação)

A Huawei anunciou, nesta terça-feira, 5, o lançamento do roteador AX3S no Brasil. Projetado para conexões de alta velocidade, o modelo será comercializado via distribuidores para provedores de serviços de internet (ISPs) que ofertem planos de banda larga de pelo menos 1 Gbps.

Com suporte ao WiFi 6, o equipamento pode alcançar velocidades de até 3.000 Mbps, sendo 2.402 Mbps na banda de 5 GHz e 574 Mbps na faixa de 2,4 GHz. Em linhas gerais, a capacidade do aparelho deve ser sentida, sobretudo, durante jogos online, streamings de vídeo e downloads de arquivos pesados.

Uma novidade é que o AX3S acompanha a tecnologia EasyMesh, a qual permite que o equipamento forme uma rede mesh com aparelhos de outras marcas, desde que também tenham suporte à solução. A HarmonyOS Mesh+, ferramenta da Huawei para formação de redes mesh com roteadores da própria marca, também está inclusa.

“O EasyMesh é uma tendência do mercado. Não vale a pena ficar lutando contra a maré que está vindo”, disse Murillo Marques, gerente de Produtos da Huawei Brasil, em coletiva de imprensa, ao ser questionado pelo Tele.Síntese sobre a adoção da tecnologia. “É uma solução que vemos muitos ganhos e que abre outros mercados para a empresa”, complementou.

Exclusivo para o mercado brasileiro, o roteador será distribuído pela Connectoway e pela FiberX agora no lançamento em dezembro. A previsão é de que a Agora e a Fujioka também passem a distribuir o produto aos ISPs em janeiro do ano que vem.

Capacidades

A Huawei informou que o AX3S suporta 128 conexões em cada banda e a área de cobertura alcança cerca de 200 m².

O equipamento também contempla a tecnologia HiConfig, que permite que o provedor configure diversos aparelhos de forma massiva com base em um parâmetro estabelecido. O recurso também garante que o roteador permaneça configurado mesmo em caso de reset pelo usuário.

Os ISPs que fornecerem o dispositivo aos assinantes de banda larga também poderão ter acesso ao backup das configurações remotamente, por meio do ACS (Auto Configuration Server), compatível com o protocolo TR069.

Na coletiva, Marques informou que o roteador vem equipado com um novo chipset desenvolvido pela HiSilicon, subsidiária de semicondutores da Huawei.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 717