Reino Unido financiará centro OpenRAN

Com isso, o governo desembolsará £ 1 milhão em um ambiente de simulação de interoperabilidade entre equipamentos de diversos fornecedores

Autoridades do Reino Unido irão investir £ 1 milhão em um centro de testes para desenvolvimento de tecnologia RAN. Esse é mais um movimento da região para encontrar outras opções de fornecimentos de infraestrutura de telecomunicações após banimento da Huawei.

“A estratégia visa construir uma cadeia de suprimentos mais segura e inovadora, adequada para o futuro, menos dependente de um pequeno número de fornecedores multinacionais e mais acessível para novos participantes no mercado.”, afirmou o Departamento de Mídias, Cultura e Esporte (DCMS) do Reino Unido em nota.

O Centro de Interoperabilidade de Rede Aberta SmartRAN (SONIC Labs) ficará localizado em Londres e Brighton. O SONIC Labs oferecerá um ambiente de simulação das condições do mundo real e com equipamentos de diversos fornecedores para testar a interoperabilidade entre eles. Participarão do projeto Accelleran, Mavenir, Radisys, Benetel, Phluido, Druid e Effnet.

O centro será financiado pelo DCMS e administrado pelo regulador de telecom Ofcom e agência de inovação Digital Catapult. O SONIC Labs contou com a já existente infraestrutura e capacidade da Digital Catapult. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10596