Redes já operam perto da normalidade em São Sebastião, diz Anatel
Os trabalhos emergenciais de recuperação de redes de telecomunicações estão quase totalmente restabelecidos em São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, segundo a Anatel. A agência diz que menos de 10% da rede ainda tem problemas, principalmente fibras em áreas onde ainda preciso terminar os resgates de vítimas, fazer a limpeza e reerguer postes.
Em alguns destes pontos, a fibra óptica rompida foi recuperada de forma precária, com os cabos passando sobre a lama para garantir o serviço durante o caos.
Os técnicos das empresas trabalham na recuperação de torres no entorno de Barra do Say, Tok Tok de Cima e de Baixo. Uma força tarefa liderada pelas operadoras acompanha as atividades de remoção de lama e escombros, pois podem ocorrer rompimentos em cabos ópticos à medida que esses trabalhos avançam. Caso ocorram, técnicos no local realizarão o reparo do cabo óptico imediatamente.
A Superintendência de Controle de Obrigações (SCO) da Anatel coordena os trabalhos junto às operadoras. Segundo o superintendente Gustavo Santana Borges, todas as operadoras registraram rompimentos de fibra a partir da noite de sábado, 25, mas conseguiram restabelecer o sinal móvel e a maior parte dos acessos fixos até ontem, 22.
“Ocorreram afetações no serviço de telefonia móvel e serviços fixos nos municípios São Sebastião, Ubatuba, Caraguatuba, Guarujá, Ilhabela e Bertioga, em diferentes níveis. As interrupções iniciaram durante o pico da crise, ou seja, na noite de sábado para domingo, causadas por rompimentos de cabos ópticos e, num primeiro momento, falta de energia elétrica. A RENET [Rede Nacional de Emergência de Prestadoras de Telecomunicações] iniciou sua atuação na manhã de segunda-feira dado a necessidade de coordenar esforços para a recuperação das redes de telecomunicações”, explica.
A Renet é uma rede formada por servidores da agência e representantes das operadoras para troca de informações em situações de crise. É coordenada pela SCO.
Em São Sebastião, cerca de 30% das torres da TIM chegaram a ficar inativas por conta dos deslizamentos. “Nos demais municípios a afetação de nenhuma prestadora ultrapassa 10% e, na prática, a grande maioria das redes móveis já se encontra 100% ativa. Também, não há sinais de congestionamento nas redes de telecomunicações de telefonia móvel”, conta.
Roaming emergencial
Nos últimos dias, as operadoras agiram para garantir que nenhum cidadão ficasse sem sinal. TIM e Claro compartilharam o acesso por roaming para os clientes em todos os municípios com registro de desastres naturais no litoral de São Paulo.
Essa liberação do roaming não traz custos aos clientes. O usuário pode usar o sinal de outra prestadora caso não esteja com sinal da sua prestadora natural à disposição no momento. Isso se dá de forma automática.
A TIM informa, porém, que hoje já restabeleceu integralmente os serviços de dados e voz nas cidades do litoral norte de SP. “Os sites próprios já estão quase todos operantes, somando mais de 400 antenas em toda a região. Além disso, a TIM promoveu a abertura do roaming entre operadoras para compartilhamento de acesso. Técnicos da empresa seguem em campo fazendo todo o atendimento necessário”, diz.
Não foram registrados problemas no backbone que chega a São Sebastião e às outras cidades, apenas no backhaul que alimentava parte das torres, conclui a Anatel.