Reclamações de usuários de telecom caem 29% em novembro
O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações segue em queda e teve redução de 29% em novembro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021. Segundo dados da Anatel, no mês passado foram registradas 115.116 queixas de usuários de serviços de telecom, 47.079 a menos que as registradas no mesmo período no ano anterior.
O maior número de queixas está relacionado à cobrança, que responde por 32% do total. Mas foram as queixas relacionadas a esse item que registraram a maior queda em novembro, uma redução de 38%. Nos últimos dois anos, as reclamações por cobrança caíram para menos da metade, passando de 82.054 em novembro de 2020 para 36.414 em novembro deste ano.
A simplificação do processo de cobrança faz parte das medidas de autorregulação do setor de telecomunicações. O normativo de cobrança trata da simplificação e transparência das ofertas feitas pelas empresas, o que reduz dúvidas sobre o que é cobrado. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como, por exemplo, a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento.
Outros serviços
Os dados mostram redução das reclamações em todos os serviços, com destaque para a queda de 28,4% nas reclamações relacionadas à telefonia e banda larga móvel, que é o serviço que responde pelo maior número de acessos do setor. O número de queixas desses usuários diminuiu de 86.623 para 62.064.
As reclamações relacionadas à banda larga fixa caíram 22,3%, de 38.707 para 30.091 e as relacionadas à TV por assinatura reduziram 20,4% em relação a novembro de 2021.
O balanço sobre as reclamações dos usuários de telecomunicações em 2021 mostrou que houve uma queda de 24,4% do volume total das reclamações. Foram 723 mil reclamações a menos no ano em todos os serviços de telecom (telefonia móvel, fixa, banda larga e TV por assinatura).
No total, foram 2,24 milhões de reclamações. O pico ocorreu em 2015, quando o indicador atingiu 4,09 milhões de queixas dos usuários. Segundo a Anatel, a maior queda foi nas reclamações dos serviços de TV por assinatura, com 43,7% a menos. Mas, em números absolutos, a banda larga fixa foi o que contou com menos clientes insatisfeitos, com 204 mil reclamações a menos que em 2020, uma redução de 26,7%.