Receita do Facebook cresce 44% em 2015
O Facebook divulgou no final desta quarta-feira, 27, os resultados financeiros para os 12 meses de 2015. A companhia manteve o crescimento, registrando aumento de 44% nas receitas, que somaram US$ 17,9 bilhões. O lucro operacional no período ficou em US$ 6,23 bilhões, enquanto o lucro líquido fechou em US$ 3,69 bilhões. No ano, a companhia também registrou aumento dos gastos, que subiram 56,6%, para US$ 11,7 bilhões.
A rede social terminou o ano com 1,04 bilhão de usuários ativos diários, que acessam o site todos os dias. O número representa aumento de 17% sobre dezembro de 2014. A proporção de acessos móveis diários manteve a tendência de alta, com 934 milhões de pessoas usando celulares ou tablets, 17% a mais que um ano antes. Os usuários que acessaram a rede ao menos uma vez no mês eram 1,59 bilhão em dezembro, 14% mais que em 2014. E os que acessaram uma vez por mês pelo celular ou tablet eram 1,44 bilhão, 21% mais.
Os acessos móveis foram a principal fonte de recursos da empresa no ano. A publicidade móvel representava 80% do faturamento com publicidade, que por sua vez, compõe quase toda a origem do dinheiro ganho pela companhia. No final de 2014, a publicidade móvel era 69% da receita vinda de publicidade.
Quarto trimestre – No trimestre final de 2015 a companhia registrou receita de US$ 5,84 bilhões, ante US$ 3,85 bilhões um ano antes. O lucro líquido GAAP apurado no período foi de US$ 1,56 bilhão, mais de duas vezes maior que o visto no final de 2014. A receita com publicidade foi de US$ 5,6 bilhões, quase do dobro em relação ao mesmo período de 2014.