Real Digital e alternativas de crédito são temas do Digital Money Meeting
Evento acontece dia 12 de abril, em São Paulo, promovido pelo portal Tele.Síntese
As novas diretrizes para emissão do Real Digital, finanças descentralizadas (DeFi), banking as a service, alternativas de crédito e Open Finance, que já atinge mais de 15 milhões de clientes, serão alguns dos temas debatidos no Digital Money Meeting, que acontece no dia 12 de abril, em São Paulo. O evento é mais uma promoção do Tele.Síntese e pode ser acompanhado também remotamente.
No painel sobre Banking as a service e Inteligência Artificial, o foco será debater as tecnologias que estão mudando os serviços do sistema financeiro. O entendimento é de que a análise do risco é a base para a concessão do crédito e para a oferta de diferentes serviços financeiros. É também o que define o spread, ou quanto vai custar o financiamento.
Com as novas tecnologias disponíveis, como Inteligência Artificial e Banking As a Service, as fintechs e grandes bancos passam a ganhar agilidade e oferecer melhores produtos aos clientes.
Já confirmara presença nesse debate Danilo Clemente Coelho, diretor de Crédito e Cobrança do Banco Inter; Pedro Bramont, diretor de Negócios Digitais & Open Finance do Banco do Brasil; Matheus Neto, gerente de Soluções de Hardware da Diebold Nixdorf e Thiago Zaninotti , CTO da Celcoin. Elias Sfeir, presidente Executivo da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) mediará a troca de ideias.
No segundo painel, sobre Real Digital, Tokenização e Criptomoedas o debate será sobre o avanço do Real Digital (CBDC), que já conta com testes iniciais no LIFT Challenge, o laboratório de execução de projetos de uso da futura moeda digital. Ao mesmo tempo, as criptomoedas, tanto no Brasil como no restante do mundo, continuam com grande volatilidade. A nova legislação aprovada no Brasil tem quais impactos no segmento?
Para opinar sobre esses temas foram convidados e já confirmaram presença André Costa, CEO da Use Telecom; Boaventura Davila, diretor para o setor de Serviços Financeiros da Accenture e Fabricio Tota, diretor de novos negócios do Mercado Bitcoin. José Luiz Rodrigues, Sócio titular da JLRodrigues & Consultores Associados e Presidente do Conselho da ABFintechs vai mediar os debates.
Crédito
O terceiro painel do Digital Money Meeting vai tratar das alternativas do crédito a partir do Open Finance. As muitas possibilidades que o Open Finance oferecem não trazem somente oportunidades para a oferta de novos produtos, mas favorecem o aprimoramento dos que já existem. O que os grandes bancos e as fintechs estão fazendo nesse sentido? Já desenvolveram novos produtos com foco nas necessidades dos clientes, tanto pessoas físicas como jurídicas?
Para responder a esses questionamentos foi convidado Márcio Alexandre, superintende de Arquitetura e Governança de TI do Sicoob. Representantes do Serasa e Singia também vão compor essa mesa.
No painel sobre 5G e Sistema Financeiro, operadoras vão apresentar os resultados de projetos pilotos de ultraconectividade das agências bancárias. Como pretende Mauricio Santos, diretor Executivo de Serviços Financeiros da Claro e Claro Pay.
O último painel vai apontar as transformações no mercado de seguros.
O Open Finance abre uma enorme janela de oportunidade para o segmento de seguros. Insurtechs, open insurance e sandbox regulatório transformam a relação entre empresas e consumidores. O que já está no mercado e o que vem por aí.
Para debater esse tema Bruno Alves, diretor de Estratégia e Tecnologia da BB Seguros; Gustavo Leança, líder de Soluções para Seguros na Capgemini Brasil; Tatiany Martins, diretora comercial da Pitzi e Ricardo Saponara, líder da Prática de Prevenção à Fraudes, Abusos, Desperdícios e Crimes Financeiros para a região Américas do SAS já confirmaram participação.
O Digital Money Meeting será realizado no Hotel Meliá Ibirapuera e as inscrições poderão ser feitas aqui.