Queixas contra telefonia móvel caem 21,3% em janeiro
As reclamações contra os serviços de telecomunicações na Anatel caíram 17,5% em janeiro na comparação com igual mês do ano anterior, com 57,5 mil registros a menos. O destaque é para a telefonia móvel, que teve 21,3% das queixas, com um total de 34 mil anotações. A telefonia fixa teve redução 12,6 mil queixas (-16,9%), a banda larga fixa obteve diminuição de 7,7 mil reclamações (-15%), e da TV por Assinatura com menos 3,7 mil queixas (-9%).
Quase todos os grupos da telefonia móvel e fixa acompanhados individualmente pela Anatel apresentaram redução nas reclamações em janeiro deste ano quando comparado com o mesmo mês de 2017. A única exceção foi a TIM que registrou pequeno aumento.
Na telefonia móvel, a Vivo com 19,5 mil reclamações a menos teve a maior redução de queixas (-43,5%), seguida pela Nextel com menos 4,8 mil (-43,2%), Claro com diminuição de 7,4 mil (-22,9 %), Oi com redução de 2,7 mil (-13,7%), e a TIM registrou com um aumento de 500 reclamações (+0,9%). Na telefonia fixa, a Oi registrou 7,6 mil reclamações a menos (-19%), seguida da Vivo com redução de 4,1 mil (-17,4%) e da NET com menos 1.300 reclamações (-14,5%).
Nos grupos de TV por Assinatura, a Sky com acréscimo de 1,6 mil reclamações (+12,7 %) foi o único que registrou aumento em janeiro de 2018 em relação ao mesmo mês do ano passado. No entanto, apesar de o Grupo NET/Claro ter registrado 3,2 mil reclamações a menos (-15,7%), separadamente a NET registrou redução de 700 queixas (-4,8%) e a Claro redução de 2,5 mil reclamações (-37,4 %). A Oi teve menos 1,8 mil queixas (-37,1%) e a Vivo menos 300 reclamações (-8,8%).
Na comparação entre janeiro de 2018 e janeiro de 2017, a NET apresentou um acréscimo de 100 reclamações na banda larga fixa (+ 1,4%). A Oi registrou queda de 6,8 mil (-28,3%) e a Vivo menos 2,8 mil queixas (-19%).
Veja aqui as tabelas com as reclamações registradas na Anatel.