Qualcomm pode receber multa milionária na Coreia do Sul

Agência de competição questiona preços altos para uso de patentes essenciais à telefonia e condições abusivas colocadas nos contratos com fabricantes locais.

A fabricante de chips para dispositivos móveis Qualcomm está sendo investigada por práticas abusivas na Coreia do Sul. A empresa, estaria licenciando sua tecnologia a preços altos e estabelecendo condições injustas para uso das patentes essenciais, segundo oficiais da agência antitruste do país. Se comprovadas as acusações, a empresa poder ser multada em US$ 879 milhões. A multa seria a mais alta já aplicada no país.

Importante lembrar que a Coreia do Sul é o país de origem de algumas das maiores fabricantes de celular do mundo, como Samsung, a maior vendedora de aparelhos do planeta, e a LG, que está entra as cindo maiores. O regulador do país estaria apenas à espera da defesa da Qualcomm antes de concluir seu parecer. A intenção seria encerrar o caso até o final deste ano.

Não seria, ainda, a primeira vez que a fabricante de chips estaria na berlinda na Coreia do Sul. Em 2009, a empresa foi multada em pouco mais de US$ 200 milhões, também por práticas anticompetitivas. O país representou, segundo o jornal local The Korea Times, 16% da receita total da Qualcomm em 2015. (Com agências internacionais)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122