Qualcomm fecha série de acordos para levar 5G ao mercado automotivo
A Qualcomm anunciou hoje, 5, a assinatura de vários acordos com empresas do setor automotivo ou com empresas de tecnologia para atender a demanda por 5G deste segmento de mercado. (Imagem: Divulgação)
A companhia firmou contrato com a JLR, dona das marcas de veículos Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar. As empresas trabalharão juntas para trazer recursos 5G aos carros dessas linhas. A montadora vai incorporar as tecnologias da fabricante de chips, como o cockpit digital avançado, sinstemas de infotretenimento. Vai embarcar o Snapdragon Auto 5G Modem-RF e, com isso, utilizar tecnologia de conectividade não apenas com as redes móveis, mas também a outros veículos ao redor.
Outro anúncio foi a ampliação da parceria com a BMW. As empresas já estavam desenvolvendo solução de direção automatizada. Agora, os carros da marca virão equipados com sistema de cockpit digital da Qualcomm e conectividade 5G baseada no modem da fabricante.
A companhia anunciou ainda um produto para veículos de duas e três rodas – como motocicletas, scooters, e-bikes. Trata-se do Snapdragon Digital Chassis, que reúne serviços digitais conectados à nuvem de entretenimento e de segurança.
A empresa firmou acordo com a AWS para o desenvolvimento conjunto de produtos de mobilidade definida por software. Segundo comunicado, as empresas vão “fornecer infraestrutura e ferramentas de desenvolvimento abrangentes para acelerar a condução autônoma e a transformação dos veículos definidos por software (SDV)”. Pelo acordo, a nuvem da Amazon terá ao dispor de desenvolvedores tecnologias para veículos conectados da Qualcomm.
Por fim, outro anuncio feito hoje foi a escolha das tecnologias da Qualcomm pela Mercedez para equipar com 5G os carros Classe E Sedan 2024, que chegarão ao mercado dos EUA no começo do ano que vem.