PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Satélite

Qualcomm anuncia recurso de emergência via satélite para dispositivos Android

Snapdragon Satellite funcionará em aparelhos com o processador Snapdragon 8 Gen 2; além de smartphones, solução também deve chegar a notebooks, tablets, veículos e IoT
Qualcomm projetou recurso de mensagens de emergência via satélite
Dispositivos com processador Snapdragon 8 Gen 2 serão capazes de suportar a solução de emergência via satélite da Qualcomm (crédito: Qualcomm)

A Qualcomm anunciou, nesta quinta-feira, 5, a solução Snapdragon Satellite, que promete ser capaz de permitir o envio de mensagens, como as de emergências, com base em sinal de satélite. A tecnologia, apresentada durante a CES 2023, em Las Vegas, fornecerá conectividade global para dispositivos móveis Android.

Inicialmente, a solução deve ser disponibilizada para smartphones de próxima geração que utilizam o processador Snapdragon 8 Gen 2.

Segundo a empresa, o Snapdragon Satellite permitirá que fabricantes de equipamentos e provedores de serviços ofereçam cobertura global, mediante suporte da constelação de satélites da Iridium. Na prática, o recurso funcionará ao utilizar o espectro de banda L da Iridium.

A Qualcomm informou que mensagens de emergência, com base na conexão por satélite, poderão ser enviadas, em algumas regiões, a partir do segundo semestre de 2023. A empresa não especificou quais partes do mundo serão as primeiras a ter cobertura de sinal.

Além dos smartphones, a tecnologia pode chegar a outros dispositivos, informou a fabricante, como notebooks, tablets, veículos e equipamentos que funcionam com Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). O Snapdragon Satellite foi projetado para suportar Redes Não Terrestres (NTN) 5G.

“A conectividade robusta e confiável está no coração das experiências premium. O Snapdragon Satellite mostra a nossa história de liderança em permitir comunicações globais via satélite e nossa capacidade de trazer inovações superiores para dispositivos móveis em grande escala”, afirmou Durga Malladi, vice-presidente sênior e gerente geral de modems celulares e infraestrutura da Qualcomm.

A Garmin, fabricante de equipamentos com a tecnologia GPS, deve colaborar com o sistema de serviço de emergência.

APPLE

Os aparelhos da família iPhone 14, geração mais moderna de smartphones da Apple, também contam com um serviço de emergência via satélite.

Batizada Emergency SOS, a tecnologia permite enviar mensagens quando o usuário está fora da área de cobertura móvel. A solução, amparada por satélites da Globalstar, está disponível, no momento, em alguns países da Europa e da América do Norte.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS