Apple lança serviço de emergência via satélite em países da Europa

Gratuito por dois anos, recurso pode ser utilizado em todos os modelos da família iPhone 14; ferramenta também funciona nos EUA e no Canadá
Apple ativa serviço de emergência por satélite na Europa
Serviço de emergência por satélite da Apple deve ser estendido para outros países em 2023 (crédito: Divulgação)

A Apple ativou, na terça-feira, 13, um serviço de emergência via satélite para usuários de aparelhos da família iPhone 14 em quatro países da Europa: Reino Unido, Irlanda, Alemanha e França.

Disponível para todos os modelos de iPhone 14 (tradicional, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max), o recurso permite o envio de mensagens para serviços de emergência por meio de conexão via satélite quando ou em áreas em que não há cobertura móvel ou sinal de WiFi.

Inicialmente, o Emergency SOS, como a tecnologia é chamada, foi lançado nos Estados Unidos e no Canadá ainda em novembro. O recurso já tinha sido anunciado quando a companhia revelou o dispositivo iPhone 14, em setembro deste ano.

Segundo a gigante de tecnologia, o serviço via satélite deve funcionar em “condições ideais com visão direta para o céu e horizonte”. As mensagens podem levar 15 segundos para serem enviadas. Além disso, o aparelho deve operar por meio do sistema iOS 16.1 ou versão posterior.

Na prática, o serviço funciona ao conectar o smartphone mais moderno da Apple aos satélites da Globalstar, empresa norte-americana que opera 24 satélites de órbita terrestre baixa, também conhecidos como LEO (sigla em inglês para “low-earth orbit”).

De acordo com a Apple, a tecnologia Emergency SOS deve funcionar gratuitamente por dois anos, a partir do dia em que o aparelho da família iPhone 14 é ativado. O serviço deve ser ampliado para outros países em 2023.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10686