QMC fecha parceria para instalar antenas 5G em postes de BH

Acordo com concessionária de iluminação de Belo Horizonte prevê a instalação de equipamentos de redes móveis de baixa altura em luminárias, impulsionando a conectividade na cidade
QMC Telecom vai instalar antenas 5G em postes de Belo Horizonte
QMC Telecom vai instalar antenas 5G de baixa altura em postes de Belo Horizonte (crédito: Reprodução)

A operadora de infraestrutura sem fio QMC Telecom anunciou, nesta segunda-feira, 22, uma parceria com a BH Iluminação Pública (BHIP), concessionária responsável pelo serviço de iluminação pública em Belo Horizonte. O acordo tem o objetivo de melhorar a qualidade e impulsionar a expansão da rede 5G na capital mineira.

Em linhas gerais, a QMC terá acesso à rede de mais de 180 mil luminárias para instalar antenas de baixa altura. Os equipamentos fazem parte dos chamados sistemas de nível de rua, ou Street Level Solutions (SLS), e se propõem a ampliar a cobertura e aumentar a capacidades das redes móveis nos espaços urbanos. Neste caso, as tecnologias 4G e 5G devem ser beneficiadas.

Por parte da BHIP, a expectativa é de que a concessionária municipal ganhe uma nova fonte de receita ao ceder os postes para a instalação dos equipamentos de telefonia celular.

Em comunicado, a QMC destaca que a parceria tem potencial para chamar a atenção para o uso do mobiliário urbano existente como forma de acomodar uma variedade de equipamentos capazes de aprimorar a conectividade nas cidades.

“Ao aproveitar o potencial dos postes de iluminação pública como elementos de densificação de rede, estamos acelerando o crescimento do 5G, beneficiando nossas empresas e, o mais importante, contribuindo para levar uma melhor e mais rápida conectividade à população brasileira”, diz Luis Bernardes, diretor de SLS da operadora, em nota.

Investimentos

O projeto em Belo Horizonte faz parte dos planos da QMC no Brasil. Na primeira quinzena de janeiro, a empresa de origem porto-riquenha anunciou a disponibilidade de R$ 450 milhões para investir no País nos próximos dois anos. O montante deve ser destinado à implementação de infraestruturas de redes sem fio e à instalação de redes 5G em espaços internos, como shopping centers.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10922