QMC fará rede 5G em 20 shoppings da Multiplan

Detentora de infraestrutura móvel QMC vai implantar redes com arquitetura DAS para reforçar o sinal 5G dentro dos shoppings da Multiplan

Shopping da Multiplan (Repodução)

A detentora de infraestrutura QMC Telecom, vai construir as redes internas 5G dos shopping centers da Multiplan. Ao todo, 20 unidades receberão a cobertura, que poderá ser utilizada pelas operadoras. Os shopping somam mais de 2 milhões de m² construídos e recebem cerca de 190 milhões de visitas por ano.

Mesmo não sendo uma obrigação do leilão de frequências da Anatel, realizado em novembro de 2021, o 5G indoor tem avançado no Brasil. Isso porque apenas com torres e sites externos não é possível garantir que o sinal seja entregue com eficiência dentro de ambientes confinados.

A QMC Telecom diz que implantou rede móvel indoor em 250 ambientes na América Latina, em shoppings, hospitais, aeroportos, estádios de futebol. E está realizando projetos nos quais investiu mais de R$ 100 milhões atualmente.

Os projetos de cobertura indoor dos shoppings da Multiplan vão usar a arquitetura DAS – sistema distribuído de antenas. Esse modelo recebe o sinal das operadoras e o retransmite internamente, utilizando várias antenas pequenas espalhadas pelo espaço coberto. As empresas não revelaram valores nem duração dos contratos.

A QMC é uma empresa com origem em Porto Rico, em 2008. Desenvolve, possui, adquire e gerencia rooftops, macro sites, indoor DAS e Street Level Solutions no Brasil, Colômbia, México, Peru, Chile e Porto Rico. Tem por trás os fundos Accel Partners, Housatonic Partners, Quadrant Capital e TTCER Partners.

Já a Multiplan é listada na B3 desde 2007 e é a maior empresa imobiliária do país em valor de mercado. Seus 20 shoppings estão distribuídos por sete estados e reúnem 6 mil lojas. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10578