Puxada pelo móvel, Claro tem alta de 8% na receita no 3º trimestre

Serviços móveis e fixos tiveram expansão de 9,8% e 4,1% no período de julho a setembro, respectivamente, com a receita total chegando a R$ 12,4 bilhões; EBITDA avançou 13%
Claro registra R$ 12,4 bilhões em receita no 3º trimestre com impulso do serviço móvel
Receitas da Claro crescem no 3º trimestre com impulso do serviço móvel (crédito: Divulgação)

Primeira tele a divulgar os resultados financeiros do período de julho a setembro, a Claro registrou alta de 8% na receita líquida no terceiro trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado, com a cifra alcançando R$ 12,39 bilhões. O resultado foi puxado pelo desempenho dos serviços fixos (alta de 4,1%) e, principalmente, do setor móvel, que cresceu 9,8%, de acordo com balanço financeiro divulgado nesta terça-feira, 15.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) totalizou R$ 5,6 bilhões, avançando 13% em relação ao mesmo período de 2023. A margem subiu 2 pontos percentuais na comparação anual, chegando a 44,9%.

Celular

A receita móvel somou R$ 6,62 bilhões no terceiro trimestre. A expansão anual de 9,8% foi impulsionada “por uma conjunção de fatores, incluindo liderança na portabilidade, aumento da base de pós-pago, incremento do ARPU [receita média por usuário], dentro outros”, indica a operadora. Percentualmente, o ARPU do serviço móvel avançou 4,8%.

Segundo o informe financeiro, a Claro encerrou o terceiro trimestre com 88,3 milhões de clientes móveis, tendo ganhado 610 mil linhas portadas nos últimos 12 meses.

No intervalo de 12 meses até setembro, a operadora adicionou 3,5 milhões de clientes à base pós-paga, que chegou a 53,2 milhões de linhas (60,3% da base total). A carteira pré-paga alcançou 35 milhões de usuários. “Destaque para o recorde de inserção nos canais digitais e também para a participação de 80% dos clientes em planos mensais”, ressalta a tele.

Residencial

Os serviços fixos cresceram 4,1% em receita no terceiro trimestre, ante o mesmo período do ano anterior, alcançando R$ 5,15 bilhões. O faturamento da banda larga fixa residencial especificamente avançou 9,2%, em função “do aumento da base de assinantes” e “incremento do ARPU”.

Segundo a Claro, no terceiro trimestre, a base de internet fixa, mercado do qual é líder no País, teve a adição líquida de 59,8 mil assinantes. A empresa também afirma que lidera o segmento de alta velocidade (a partir de 500 Mbps), com 28,7% de participação de mercado.

O relatório ainda indica que a oferta convergente de serviços residenciais e móveis teve expansão anual de 7,8% no trimestre. A proposta “segue sendo prioridade da companhia para fidelização da base e aceleração do crescimento da receita”.

Corporativo

A Embratel, braço de serviços B2B da Claro, manteve “o ritmo consistente e contínuo de crescimento de sua receita na comparação anual”, informou a operadora. Os serviços de nuvem (+116,5%), pós-pago (+42,6%), data center (+40,9%) e M2M/IoT (+4,9%) foram os destaques do período.

“Seguimos com nossa estratégia de crescimento em Soluções Digitais, com ofertas MultiCloud para gestão de ambientes híbridos com modelos de fornecimento e implementação flexíveis, simples, rápidos e seguros. O objetivo dessa estratégia é ampliar a infraestrutura digital de clientes e intensificar a cultura de inovação para empresas de todos os tamanhos”, pontua a tele, em trecho do balanço financeiro.

América Móvil

A América Móvil (AMX), multinacional mexicana dona da Claro, também divulgou, nesta terça-feira, os resultados financeiros do terceiro trimestre. A companhia obteve lucro líquido de 6,42 bilhões de pesos mexicanos (aproximadamente US$ 330 milhões), mais do que triplicando (216,8%) os ganhos em relação ao mesmo período do ano passado.

A receita totalizou 223,4 bilhões de pesos mexicanos (US$ 11,34 bilhões), avançando 9,6%, ao passo que o EBITDA cresceu 11,9%, alcançando 89,4 bilhões de pesos mexicanos (US$ 4,54 bilhões).

De acordo com o relatório, no terceiro trimestre, entre todas as operações da AMX, a Claro Brasil liderou as adições de clientes pós-pagos na telefonia móvel (291 mil). No segmento fixo, o incremento de 59 mil acessos de banda larga no território brasileiro foi menor apenas do que o registrado no México (116 mil).

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Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

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