Provedores regionais de banda larga perdem assinantes em fevereiro
Planos com velocidades de acesso acima de 34 Mbps são os que mais atraem novos clientes, conforme dados divulgados hoje pela Anatel. Nos últimos 12 meses, os provedores regionais continuam a ser o grupo que mais adicionou clientes.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta quarta-feira, 28, os números do mercado brasileiro de banda larga fixa em fevereiro. Os dados mostram que os provedores regionais (agrupados como “Outras”) perderam assinantes no mês. O segmento vinha apresentando crescimento consistente há pelo menos um ano. Quem capturou a maior fatia dos novos usuários foi a Copel/Sercomtel.
O conjunto dos provedores regionais desligou 32,5 mil acessos no mês, enquanto a Oi desligou 28,7 mil. A Copel/Sercomtel adicionou 30,5 mil usuários, e a Vivo, 19,4 mil. A Sky também desconectou acessos, enquanto Algar e TIM,cresceram. Confira os números abaixo:
2018 | Variação | |||
Grupo | Janeiro | Fevereiro | Quantidade | Porcentagem |
ALGAR TELECOM | 546.604 | 550.214 | 3.610 | 0,66% |
BT | 22.807 | 20.680 | -2.127 | -9,33% |
CABO | 111.431 | 111.662 | 231 | 0,21% |
CLARO | 8.953.835 | 9.005.485 | 51.650 | 0,58% |
OI | 6.282.053 | 6.253.295 | -28.758 | -0,46% |
Outras | 4.701.686 | 4.669.125 | -32.561 | -0,69% |
SERCOMTEL | 215.736 | 246.250 | 30.514 | 14,14% |
SKY | 364.570 | 359.248 | -5.322 | -1,46% |
TIM | 417.686 | 422.639 | 4.953 | 1,19% |
VIVO | 7.593.227 | 7.612.658 | 19.431 | 0,26% |
Total | 29.209.635 | 29.251.256 | 41.621 | 0,14% |
De maneira geral, o mercado nacional de banda larga continuou a crescer. Somou 41,6 mil novas assinaturas, chegando a 29,25 milhões de acessos. Em relação a 2017, a expansão é ainda maior. Em fevereiro daquela ano, eram 26,9 milhões de clientes, 8,64% menos que agora. Em 12 meses, portante, a base aumentou em 2,3 milhões de acessos (veja abaixo).
Fevereiro | Variação | |||
Grupo | 2017 | 2018 | Quantidade | Porcentagem |
ALGAR TELECOM | 502.101 | 550.214 | 48.113 | 9,58% |
BLUE (comprada pela Claro) | 98.852 | 0 | -98.852 | -100,00% |
BT | 23.292 | 20.680 | -2.612 | -11,21% |
CABO | 100.671 | 111.662 | 10.991 | 10,92% |
CLARO | 8.446.631 | 9.005.485 | 558.854 | 6,62% |
OI | 6.429.835 | 6.253.319 | -176.516 | -2,75% |
Outras | 3.047.915 | 4.669.101 | 1.621.186 | 53,19% |
SERCOMTEL | 167.812 | 246.250 | 78.438 | 46,74% |
SKY | 314.084 | 359.248 | 45.164 | 14,38% |
TIM | 335.514 | 422.639 | 87.125 | 25,97% |
VIVO | 7.459.360 | 7.612.658 | 153.298 | 2,06% |
Total | 26.926.067 | 29.251.256 | 2.325.189 | 8,64% |
Na comparação anual, quase todos os competidores do mercado cresceram. Exceto pela BT, que fornece para mercados corporativos, muito impactado pela crise econômica por que passou o país no período, e a Oi, que a atende regiões com populações mais sensíveis à queda da renda.
Em 12 meses, ninguém supera a adição dos provedores regionais, que se expandiram 53,19%, somando 1,6 milhão de novos assinantes. E se consolidando, em conjunto, como quarto grande grupo de provimento de internet banda larga no país.
Participação de mercado
Em termos de participação de mercado, Claro, Oi e Vivo, as três maiores, perderam fatia no período. Os provedores, por sua vez, foram os que mais cresceram. Alem deles, TIM, Sky e Algar ampliaram seus respectivos índices de market share (abaixo).
Grupo | Share 2017 (%) | Share 2018 (%) |
ALGAR TELECOM | 1,86 | 1,88 |
BLUE* | 0,37 | 0,00 |
BT | 0,09 | 0,07 |
CABO | 0,37 | 0,38 |
CLARO | 31,37 | 30,79 |
OI | 23,88 | 21,38 |
Outras | 11,32 | 15,96 |
SERCOMTEL | 0,62 | 0,84 |
SKY | 1,17 | 1,23 |
TIM | 1,25 | 1,44 |
VIVO | 27,70 | 26,03 |
Total | 100 | 100 |
Tecnologias
Os dados mostram que o satélite foi a tecnologia, usada por mais de 100 mil assinantes, que mais cresceu entre janeiro e fevereiro. Em um ano, a base que usa a conexão espacial mais que dobrou de tamanho. Na casa dos milhões de usuários, a fibra óptica é a líder em expansão, ganhando nada menos que 1,26 milhão de acessos em 12 meses.
O xDSL, que usa o par de cobre da telefonia fixa tradicional para levar acesso à internet, foi a tecnologia que mais perdeu assinantes. Encolheu 2% em um ano.
Tecnologias | fev/17 | jan/18 | fev/18 | saldo mês | variação mês | saldo 12 meses | variação 12 meses |
ATM | 195.051 | 187.542 | 186.723 | -819 | 0% | -8.328 | -4% |
Cable Modem | 8.609.483 | 9.050.061 | 9.099.619 | 49.558 | 1% | 490.136 | 6% |
ETHERNET | 430.234 | 706.932 | 730.680 | 23.748 | 3% | 300.446 | 70% |
Fibra | 1.941.405 | 3.185.331 | 3.210.929 | 25.598 | 1% | 1.269.524 | 65% |
FWA | 101.103 | 132.491 | 122.334 | -10.157 | -8% | 21.231 | 21% |
LTE | 348.459 | 365.155 | 359.888 | -5.267 | -1% | 11.429 | 3% |
SATELITE | 69.407 | 138.318 | 147.846 | 9.528 | 7% | 78.439 | 113% |
Spread Spectrum | 1.867.944 | 2.291.856 | 2.253.574 | -38.282 | -2% | 385.630 | 21% |
xDSL | 13.282.399 | 13.048.568 | 13.027.866 | -20.702 | 0% | -254.533 | -2% |
Altas velocidades
Conforme os dados da Anatel, os planos com velocidades acima de 34 mbps foram os que mais atraíram novos clientes em fevereiro e nos últimos 12 meses. Todas as operadoras passaram a oferecer pacotes com 50, 70 ou 100 Mbps, o que ajudou a impulsionar este fenômeno.
Entre janeiro e fevereiro, planos com acesso de mais de 34 Mbps ganharam 196,6 mil novos assinantes. A maioria no Sudeste e no Centro-Oeste. Planos até 512 Kbps, ganharam 14,4 mil assinantes, nas mesmas regiões. Todas as demais modalidades de assinatura identificadas pela agência perderam clientes em fevereiro.
Velocidades | fev/17 | jan/18 | fev/18 | saldo mês | variação mês | saldo 12 meses | variação 12 meses |
> 34Mbps | 3.013.548 | 4.559.361 | 4.756.026 | 196.665 | 4,31% | 1.742.478 | 57,82% |
0kbps a 512kbps | 846.261 | 868.149 | 882.590 | 14.441 | 1,66% | 36.329 | 4,29% |
12Mbps a 34Mbps | 6.836.546 | 7.812.936 | 7.759.468 | -53.468 | -0,68% | 922.922 | 13,50% |
2Mbps a 12Mbps | 9.575.564 | 10.072.565 | 10.049.525 | -23.040 | -0,23% | 473.961 | 4,95% |
512kbps a 2Mbps | 6.654.148 | 5.896.624 | 5.803.647 | -92.977 | -1,58% | -850.501 | -12,78% |