Projeto de lei proíbe Huawei e ZTE de vender para o governo dos EUA

Alegação é de que empresas têm laços com governo chinês e espionariam usuários

O deputado norte-americano Mike Conaway protocolou na sexta-feira, 12, no parlamento dos Estados Unidos um projeto de lei que bane as fabricantes Huawei e ZTE de vender seus produtos para o governo. Pelo texto, nenhum integrantes de agências de Estado poderiam usar celular ou redes baseadas em equipamentos destas empresas.

Para o político, “a tecnologia comercial chinesa é um veículo para o governo chinês espionar as agências federais dos Estados Unidos, representando séria ameaça à segurança nacional”, defende. Para ele, permitir que esses fabricantes forneçam para o governo seria o mesmo que “fazer um convite” para que chineses vigiem “as vidas” dos americanos.

Semana passada, a Huawei anunciaria durante a CES o início das vendas de seus smartphones por uma grande operadora dos Estados Unidos, a AT&T (dona da Sky no Brasil). A AT&T, no entando, cancelou a parceria pouco antes. Os motivos não foram revelados, mas acredita-se que tenha havido influência de parlamentares locais.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122