Programa da TIM que transforma trabalho universitário em startup entra na reta final do período de inscrições

Até 2 de julho, Instituto TIM recebe inscrições para o Academic Working Capital (AWC); programa oferece orientação de negócios e recursos financeiros para criar empresas a partir de TCCs
AWC, programa que transforma TCC em startup, entra na reta final do período de inscrição
Universitários têm poucos dias para fazer inscrição em programa que transforma TCC em startup (crédito: Instituto TIM/Divulgação)

Até o próximo domingo, 2 de julho, o Instituto TIM recebe inscrições para a oitava edição do Academic Working Capital (AWC), programa cujo objetivo é transformar Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de nível superior em produtos ou startups de base tecnológica.

Podem participar estudantes de qualquer área da graduação, com iniciativas voltadas para soluções tecnológicas ou de inovação nos mais diversos campos de conhecimento, como saúde, educação, geração de renda, tecnologia, comunicação, mobilidade, entre outros.

Os grupos devem ter até quatro integrantes, todos da graduação e com pelo menos um dos membros na fase final – isto é, produzindo o TCC. As inscrições devem ser feitas no site do AWC.

O Instituto TIM informou que, para reforçar a presença de mulheres e pessoas negras no cenário de inovação do País, serão considerados como critérios de desempate as diversidades de gênero e de raça entre os integrantes dos grupos.

A iniciativa oferece apoio financeiro, orientação de negócios e recursos técnicos para impulsionar o desenvolvimento das ideias inovadoras.

A etapa final do AWC inclua a apresentação dos projetos para profissionais do mercado e investidores-anjo. Além disso, durante o ciclo de transformação do trabalho universitário em startup, os estudantes receberão suporte técnico e prático dos mentores do programa.

“A maior parte dos universitários e das universitárias do País ainda não encara o empreendedorismo como uma via de carreira. Por outro lado, veem no TCC apenas uma mera formalidade para concluírem a graduação. Nosso objetivo é mudar essa realidade”, diz, em nota, Anna Carolina Meireles, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da TIM.

Desde o seu lançamento, em 2015, o AWC já apoiou cerca de 200 iniciativas inovadoras, envolvendo mais de 500 estudantes de 70 universidades brasileiras. O programa ainda impulsionou a criação de 114 startups.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10521