Produção de equipamentos de informática e eletrônicos fica estável em setembro

Na comparação anual, entretanto, a queda nesse setor é de 8,3%, como mostra pesquisa mensal do IBGE

A produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos ficou praticamente estável em setembro deste ano, com a variação positiva de 0,1%, frente ao resultado do mês de agosto. Na comparação com igual período do ano passado, a produção nesse setor encolheu 8,3%, como mostra pesquisa mensal do IBGE, divulgada nesta quinta-feira (1º).

Nos noves meses de 2018, a fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos cresceu 8% e 10,5% nos últimos 12 meses. A produção maior de televisores, transmissores ou receptores de telefonia celular, aparelhos de comutação para telefonia, máquinas automáticas digitais para processamento de dados, computadores contribuiu para os resultados positivos desse setor.

Em setembro de 2018, a produção industrial nacional recuou 1,8% frente a agosto, terceira taxa negativa seguida e acumulando nesse período redução de 2,7%. No confronto com setembro de 2017, a indústria caiu 2%, primeiro resultado negativo nesta comparação, após três altas consecutivas.

Os índices acumulados do ano (1,9%) e nos últimos doze meses (2,7%) continuam positivos, mas o setor mostrou perda de ritmo frente aos meses anteriores, avalia o IBGE.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111