Procon-SP, Enel e operadoras concordam em ordenar fiação em pontos de São Paulo

Enel vai desmantelar fiações clandestinas, de empresas que não tenham fechado contrato com a distribuidora de energia.

O Procon-SP, a Enel Distribuição São Paulo e as empresas Vivo, Oi, Tim, Claro e Telcomp assinaram ontem, 14, um Protocolo de Intenções para juntas ordenarem a fiação irregular em pontos da cidade de São Paulo.

Segundo o acordo, as empresas de telecomunicações terão que ordenar todos os seus cabos em seis localidades. Também terão que instalar equipamentos em local adequado, os cabos não devem estar em nenhuma situação emergencial, situação de risco a população ou em proximidade com rede energizada.

A Enel, dona dos postes, vai remover fios irregulares e clandestinos (que não possuem contrato com a distribuidora) para que as empresas de telecomunicações tenham espaço para adequar suas redes.

Esta primeira etapa da operação envolverá, mais ou menos, 1,8 mil postes e será concluída até 20 de dezembro. Os trabalhos de “limpeza” começaram ontem mesmo, na Avenida 23 de Maio. Depois irá para as avenidas Pedro Álvares Cabral, Brasil, Rebouças, 9 de Julho até a Rua José Maria Lisboa, descendo para toda a região do Paraíso, mais a região da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini.

Vale lembrar que as operadoras têm acordo também com Enel e prefeitura para enterrar cabos em diferentes áreas no Centro da cidade e em bairros como Vila Olímpia. Anunciado em 2017, com previsão de ser concluído em um ano pelo então prefeito João Dória (PSDB), as empresas ainda não concluíram as obras necessárias. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122