Pix por aproximação: Itaú Unibanco e Rede desenvolvem solução

De acordo com as empresas, maquininhas da Rede começam a aceitar pagamentos via Pix por aproximação em outubro utilizando a tecnologia NFC, o que elimina a necessidade de acesso ao aplicativo do banco

Pix por aproximação: Itaú Unibanco e Rede desenvolvem solução

A partir de outubro, as maquininhas da Rede vão aceitar pagamentos via Pix por aproximação nas compras presenciais. A solução, desenvolvida pela empresa e o Itaú Unibanco, utiliza a tecnologia NFC, eliminando a necessidade de acesso ao aplicativo do banco.

“O uso do Pix nas compras presenciais nos comércios ainda apresenta desafios de experiência e usabilidade, e desenvolvemos uma ferramenta que permitisse levar a experiência para os mesmos níveis de facilidade e fluidez de quando utilizamos o celular para pagar com cartão de crédito ou débito”, disse Angelo Russomanno, diretor de Pagamentos para Pessoa Jurídica do Itaú Unibanco.

Assim como já acontece com os cartões de crédito e débito, o consumidor vai conseguir realizar um pagamento numa maquininha da Rede aproximando o celular. De acordo com as empresas, a solução diminuiu o tempo da transação de 36 segundos para seis segundos.

“O pagamento via NFC teve muita aderência entre os consumidores brasileiros – dados mais recentes do mercado apontam que 57,7% das transações no mundo físico são feitas com o uso desta tecnologia. Além de uma experiência muito fluida e rápida, que acontece em segundos, ele oferece uma camada adicional de proteção com a autenticação”, afirma Mario Miguel, diretor de Pagamentos para Pessoa Física do Itaú Unibanco.

Segundo as empresas, o processo de pagamento é realizado com autenticação de cada transação com senha ou biometria do pagador, sem a necessidade de acessar o app do banco para contas Itaú. Além disso, antes da finalização da operação, há a exibição do valor da compra no celular do cliente. O processo é viabilizado pela tecnologia de iniciação de pagamentos sem redirecionamento, que faz parte da agenda de inovação do Open Finance liderada pelo Banco Central (BC).

A disponibilidade do pagamento via Pix por aproximação de forma ampla para todos os consumidores está prevista para fevereiro de 2025, conforme anunciado pelo BC no início de julho. (Com assessoria de imprensa)

 

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1810