Para além da conexão, Cisco defende ‘levar o 5G como serviço’
Embora muito se fale sobre as vantagens do 5G em uma rede privada, as frustrações acerca das expectativas a partir da implantação da rede também existem. Questionado sobre os principais obstáculos para a plena adoção da tecnologia, o engenheiro técnico de marketing da Cisco, Stephen Liu, citou a solução da empresa que usa justamente os desafios como base.
“É muito difícil para uma empresa implantar o 5G privado, porque é um tipo de tecnologia a nível de operadora – ao contrário do Wi-Fi, que é corporativo. Então, é difícil gerenciar. E se eu fosse um profissional de TI, seria muito frustrante para mim, porque teria que aprender todo um novo procedimento. Portanto, nossa metodologia de levar o 5G como um serviço, eles só precisam pagar uma assinatura e nós fornecemos o design da conectividade por dispositivo”, resume Liu à imprensa no Cisco Live 2023, em Las Vegas.
O serviço em questão é o Cisco Private 5G, que une Wifi, 5G privado e IoT em grande escala para empresas, com software que simplifica o gerenciamento. A oferta foi lançada em 2022, contando com a colaboração dos fornecedores de OpenRAN JMA e Airspan.
Neste ano, a Cisco também lançou parceria com a NTT, companhia japonesa de serviços de tecnologia, com foco nos setores automotivo, de logística, saúde, varejo e público. “A NTT é uma dos caminhos para o mercado. Você tem seus provedores de serviços, eles fornecem p espectro, mas você tem que ter alguém que tenha conhecimento sobre a vertical do seu negócio. Portanto, a NTT é uma boa parceira exatamente aí, porque eles podem ter experiência em aspectos como fabricação e armazenamento”, explica Liu.
Stephen Liu reforça que a estratégia da empresa segue sendo a de promover o 5G como complementar. “Acreditamos que essa experiência unificada, de ter seu Wi-Fi e 5G ao mesmo tempo e com a mesma política de segurança, é muito importante para nossos clientes e é isso que realmente queremos resolver com nossas soluções, que esses dois funcionem juntos”, disse o executivo.
Parceria com operadoras
Entre as novidades da Cisco que envolvem as vantagens do 5G, Liu também citou a parceria com a AT&T, uma das maiores operadoras de telefonia dos Estados Unidos, que agora passa a integrar nativamente a plataforma de chamadas da Cisco, Webex, para sua base de clientes. A colaboração é resultado da visão de que o celular tem sido predominante como dispositivo de negócios.
“Conforme o volume do tráfego cresce, a arquitetura do 5G será melhor para esse tipo de uso. Mas o modelo de negócios é realmente difícil de monetizar. É por isso que acho que a maioria das operadoras está procurando soluções como IoT e ferramentas de negócios”, disse Stephen Liu.
Ainda durante o Cisco Live 2023, a empresa afirmou que um dos pilares da sua visão de futuro é a inteligência artificial e o engenheiro técnico de marketing da empresa cita as novas soluções entre as alternativas que dependem de uma conexão de qualidade.
A Cisco lançou duas aplicações de IA generativa, uma é assistente de segurança em nuvem, que usa como base as regras de firewall já existentes para gerar políticas mais eficientes e auxiliar analistas no processo de prevenção e mitigação de danos.
Outra novidade são ferramentas automatizadas para a plataforma Webex, que tem o objetivo de tornar o aplicativo de chamadas, mensagem e videoconferência mais intuitivo. Uma das novas funções são os resumos inteligentes de reuniões, que separam os principais tópicos debatidos e permite extrair pontos chave para revisão.
“A IA generativa é como um novo território, e será mais voltada para os produtos voltados para o usuário final”, conclui Liu.
*A repórter viajou para Las Vegas para acompanhar a Cisco Live a convite da empresa.