Padtec vai lançar nova geração de transponders de até 2,4 Tb/s de capacidade

Produtos da linha LightPad Max devem chegar ao mercado no primeiro semestre de 2024; empresa confirmou que primeiro equipamento será fabricado no Brasil
Padtec lançará nova geração de transponders em 2024
Padtec anuncia nova geração de transponders para 2024 (crédito: Freepik)

A Padtec anunciou, nesta quarta-feira, 27, o lançamento de uma nova plataforma de produtos para redes DWDM. A solução, chamada LightPad Max, consiste em uma linha de transponders de nova geração com capacidade de transmissão de dados de até 1,2 Tb/s por canal óptico (ou 2,4 Tb/s no total), em uma mecânica de apenas 1U de altura.

O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2024, informou a empresa de sistemas de comunicações ópticas.

O primeiro produto a chegar ao mercado será um transponder dual desagregado (também chamado de standalone) de até 800 Gb/s por canal óptico (1,6 Tb/s no total), para médias, longas e ultralongas distâncias.

Segundo a Padtec, o equipamento deve reduzir o custo por bit transmitido em sistemas ópticos coerentes, trabalhando com eficiência energética. A taxa de símbolos transmitidos será de 140 Gbaud, o dobro da disponível em modelos atuais.

“Com uma taxa de símbolos mais alta, é possível atingir maiores capacidades de transmissão nas redes DWDM utilizando uma quantidade menor de canais, o que representa economia de custos por bit e redução significativa no consumo de energia”, diz Argemiro Sousa, diretor de Operações de Equipamentos da Padtec, em nota.

Fabricação nacional

A Padtec confirmou que o novo produto será fabricado no Brasil. O equipamento poderá ser financiado por meio de linhas de crédito oferecidas pela empresa, como a FIDC Funttel Padtec, além de financiamentos por intermédio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), de “vendor financing” com bancos privados e operações de “forfait” para vendas internacionais.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10589