OpenRAN@Brasil busca interessados em usar plataforma de teste
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) estão convocando interessados em utilizar o testbed, plataforma de teste do programa OpenRAN@Brasil para pesquisas, educação e inovação. São laboratórios especializados que replicam as condições reais das redes de telecomunicações.
Além disso, eles permitem que pesquisadores e desenvolvedores testem e validem diferentes componentes e funcionalidades em um ambiente seguro. Esses espaços facilitam a exploração de novas ideias sem interromper as operações das redes comerciais.
Um testbed pode incluir software, hardware e componentes de rede que, quando combinados, permitem o desempenho e a coleta dos dados resultantes desses experimentos. Os recursos alocados para executar a pesquisa/projeto podem durar em média de três meses, mas há possibilidade de prorrogação.
Instituições de educação, ensino e pesquisa ligadas ao Sistema RNP podem oferecer o serviço para pesquisadores, alunos sob orientação e professores. Os interessados podem enviar suas propostas por meio de um formulário, onde devem detalhar informações como objetivos, duração e recursos necessários para o experimento. Um comitê especializado avaliará as propostas e determinará a viabilidade de utilização da plataforma. Os projetos selecionados terão acesso à infraestrutura experimental em 5G e Open RAN.
O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) criou o programa OpenRAN@Brasil. Ele visa acelerar o desenvolvimento do ecossistema de redes abertas e desagregadas, concentrando esforços em pesquisa, inovação e capacitação em tecnologias e aplicações em 5G. Sob liderança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), a iniciativa busca aumentar a disponibilidade e o desempenho dessas redes, visando à democratização do acesso em todo o país. (Com assessoria de imprensa)