Oi Soluções vai fornecer conectividade a órgãos estaduais do Mato Grosso

Oi Soluções venceu a Brasil Tecpar e fará a interconexão por fibra dos órgãos do Executivo estadual.

(crédito: Freepik)

A Oi Soluções e a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) assinaram contrato de parceria para atender o Governo do Estado de Mato Grosso, levando conectividade, gerenciamento (observabilidade), WiFi e segurança cibernética a todos os órgãos do executivo estadual.

O projeto vai aumentar o número de pontos conectados, ampliar a velocidade atual e padronizar a arquitetura de segurança das redes, afirma a empresa.

“O projeto vai permitir que os órgãos do governo de Mato Grosso sejam conectados por uma rede única, garantindo a otimização de processos, maior segurança da rede, mais conectividade para a população e redução de custos para o governo”, afirmou o head da Oi Soluções, Marcelo Leite, lembrando que o contrato resultou em uma queda de significativa no valor do Megabit contratado.

“É uma iniciativa inédita do Governo do Estado de Mato Grosso, que está sendo atendida com a parceria da Oi Soluções e a MTI e que pode ser aplicada a outros governos estaduais e municipais”, espera o executivo.

Atualmente, os órgãos do Mato Grosso são atendidos de forma descentralizada, por meio de diferentes contratos. Com este acordo, passará a ser coordenado numa visão unificada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

A rede óptica fornecida pela Parceria entre a Oi Soluções e a MTI será instalada em 2.300 pontos, 500 a mais do que os já conectados atualmente. Serão interligados mais de 25 órgãos do estado, entre secretarias, autarquias e fundações. A infraestrutura passará a ter conexão WiFi seguindo as premissas do Marco Civil e LGPD, a segurança será de 100% em toda a rede. A parceria manterá uma equipe de suporte dedicada para atendimento ao governo.

O negócio terá contrapartida social. Haverá oferta de WiFi gratuito em praças de 141 cidades, a serem definidas pelo governo. A ideia é que a população possa acessar os serviços públicos inteligentes já disponibilizados pelo governo de Mato Grosso no aplicativo MT Cidadão. A Oi Soluções venceu a disputa no chamamento público Nº 001/2022 conduzido pela MTI, por ter atendido aos critérios técnicos exigidos e com a melhor proposta de valores, atingindo assim a maior pontuação no processo. A outra única empresa na disputa foi a Brasil Tecpar. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10373