Oi prevê crescer 20% em TI e dados em 2016
A Oi inaugurou na manhã de hoje, 09, em São Paulo, um novo espaço de demonstração de produtos para empresas. O showroom já incorpora uma gama de novos produtos e serviços lançados também nesta quinta-feira. A iniciativa é uma aposta da empresa no crescimento do setor B2B, em que detém 30% do mercado.
Segundo Cátia Tokoro, diretora de B2B da Oi, haverá crescimento neste ano. Ela reconhece que o cenário econômico é adverso, no entanto ressalta que soluções tecnológicas ajudam a reduzir custos e, por isso, se tornam mais visados, puxando a expansão da área. “Com o aumento de demanda por dados e TI, esperamos crescer 20% neste ano. Pela necessidade de redução de custos, as empresas optam cada vez mais pelas soluções em nuvem”, disse.
A Oi tem em carteira 5 mil grandes empresas, em diferentes áreas de atuação. O novo portfólio tem soluções para ambientes executivos, como conexão VPN, WiFi e Telepresença. Mas pensa também no varejo e na tendência que é o “online 2 offline”, com o a solução Interação Web – em que o usuário começa uma pesquisa sobre produtos na internet, e vai à loja concluir a compra. Neste caso, ao chegar na loja, o estabelecimento já é capaz de reconhecer o usuário e, com base no histórico de navegação, indicar ofertas.
Estes produtos não foram desenvolvidos pela Oi. São fruto de parcerias. No caso da Telepresença, VPN e WiFi, o fornecedor da tecnologia (câmeras, monitores, roteadores) é a Cisco. O Interação Web foi criado pela IBT, enquanto a IBM entrega soluções de mobilidade.
No final de 2015, a Oi lançou o Oi Mais Empresas, serviço em que as empresas de pequeno e médio porte fazem uma espécie de autoatendimento por serviços, graças ao uso de aplicativos. Desde então, 10% da base de clientes, migrou para a solução. A Oi atende 1 milhão de PMEs em todo o país. Somando as grandes empresas, a Oi atende 7 milhões de unidades geradoras de receita no mercado corporativo.
O lançamento dos produtos e do showroom, localizado em nova sede no Morumbi, em São Paulo, entram na rubrica dos investimentos do Smart Cloud, o serviço de computação em nuvem da companhia. Desde 2012, quando foi criado, a tele investiu R$ 70 milhões no Smart Cloud.