Oi lidera banda larga fixa via fibra em 16 estados

Em outubro a Oi Fibra chegou a 4,181 milhões de conexões. Entre as operadoras, a Vivo é líder nessa tecnologia com 5,3 milhões de assinantes. Já as operadoras competitivas somam 18 milhões de clientes
Oi lidera banda larga fixa em 16 estados
Crédito: Freepik

Entre as operadoras, a Oi é líder no mercado de banda larga por fibra ótica em 16 unidades da federação, segundo último relatório publicado pela Anatel, referente ao mês de outubro.  No acumulado do ano, de janeiro a outubro, segundo do órgão regulador, a Oi Fibra registrou aumento de 13,2% no número de clientes em todo o país, passando de 3,694 milhões, em dezembro de 2021, para 4,181 milhões, em outubro de 2022.

Considerando todos os players do mercado, a Oi Fibra segue líder no mercado de banda larga via fibra ótica em 16 unidades da federação, com destaque para os estados da região Norte, onde a liderança é ainda mais expressiva: Acre (59,7%), Amazonas (37,6%), Bahia (17,4%), Distrito Federal (39,4%), Goiás (26,7%), Maranhão (22,6%), Mato Grosso do Sul (27,5%), Mato Grosso (17,3%), Pará (26,1%), Pernambuco (11,3%), Paraná (22,5%), Rio de Janeiro (37,8%), Rondônia (40,1%), Roraima (65,2%), Rio Grande do Sul (19,7%) e Tocantins (24,5%).

“Os dados do mercado mostram que nossa estratégia está rendendo bons resultados, já que a nova Oi está focada em oferecer a melhor conexão à internet em fibra ótica e expandindo seu portfólio de ofertas que atendam às necessidades específicas dos clientes”, afirmou Roberto Guenzburger, diretor de Consumidor e Empresarial da Oi.

V.tal

Em seu portfolio, a empresa tem oferta para banda larga do Oi Fibra,  utilizando a tecnologia FTTH (Fiber To The Home), em que a fibra chega até o modem, dentro da casa ou empresa do cliente; o Oi Fibra X, com soluções adequadas a residências a partir de 76m² até 300m²; a nova Oi que além da banda larga de altíssima velocidade, leva soluções digitais para usuários residenciais, empresariais e corporativos.

Segundo a empresa. com a criação da V.tal  a Oi leva mais competição ao mercado de infraestrutura e contribui para a expansão da banda larga via fibra ótica e consequentemente para a massificação do acesso à Internet.

Em novembro, o fundo de pensão Canada Pension Plan Investment Board – CPPIB  decidiu aportar até R$ 2,5 bilhões na V.tal, informado pelas empresas hoje, 25, à CVM. O investimento será realizado por intermédio do BTG, controlador da operadora de rede neutra, através da aquisição de cotas do BTG Pactual Infraco Master Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia (“FIP Master”) .

Geral

Apesar da liderança em 16 estados, a Oi está em segundo lugar no market share de banda larga fixa via fibra entre as operadoras de telecom, segundo os dados da Anatel de outubro. No total, conta com 4 milhões de acessos enquanto a Vivo, na primeira colocação, tem 5,3 milhões. Isso se deve à densidade das regiões nos quais a concorrente lidera, como o Sudeste.

A Claro está na terceira posição, com 821 mil assinantes seguida da TIM, com 525 mil. De acordo com os dados da agência, em outubro a Vivo contava com 18,6% do mercado de banda larga via fibra, a Oi com 14,2 %, a Claro 2,9% e a TIM com 1,8%. Somado o desempenho de todas as operadoras competitivas, ela têm 62,5% do mercado.

Em termos de backhaul de fibra, a Oi estava na frente no ano passado com 2.391 municípios atendidos, seguido da Vivo com 1.603 localidades, a Claro com 1.561 e as competitivas, somadas, com 4,190 cidades.

De acordo com os dados de outubro da Anatel considerando todas as tecnologias, a Oi lidera na região Centro-Oeste, com market share de 23,24%, está em segundo lugar no Nordeste com 11% sendo a primeira colocada a Brisanet (15,4%), lidera no Norte com 27,5%, está em terceiro lugar no Sudeste, com 7,4% e em segundo no Sul com 9,1%

 

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11026