Oi apresenta proposta do novo grupamento de ações, com fator 10:1

Oi vai convocar assembleia de acionistas para deliberar sobre o novo grupamento de ações, necessário para cumprimento das regras da B3.

(crédito: Freepik)

A Oi apresentou nesta quarta-feira, 27, a proposta de novo grupamento de ações para que seus papeis voltem a ser comercializado em patamar acima de R$ 1, como exige regra da B3. A empresa propõe fator 10:1, ou seja cada 10 ações serão convertidas em apenas uma, da mesma espécie.

As ações de emissão da Companhia que lastreiam American Depositary Shares (“ADSs”) não serão objeto do grupamento de ações. A empresa explica que, assim, as paridades dos ADSs com as ações locais sofrerão um ajuste, visando a manutenção do total de ADSs. “Como consequência, cada ação ordinária passará a representar 20 (vinte) ADSs ON (1 ação ON : 20 ADSs ON), enquanto uma ação preferencial será equivalente a 100 (cem) ADSs PN (1 ação PN : 100 ADSs PN)”, diz.

O grupamento será votado em assembleia geral extraordinária de acionistas, a ser marcada para 29 de abril. Ele altera o capital social de 660.303.745 ações para 66.030.374 ações, sendo 64.453.102 ordinárias, e 1.577.272 preferenciais.

Caso aprovada a proposta de grupamento em assembleia, será concedido prazo para que os acionistas detentores de ações ordinárias ou preferenciais que desejarem possam ajustar suas posições de ações, por espécie, em lotes múltiplos de 10 ações, mediante negociação na B3.

Se o grupamento resultar em frações, a companhia terá que realizar leilões no futuro, como o que aconteceu hoje mesmo, para harmonizar a proporção de papeis em circulação. A compra de frações feita nesta quarta-feira foi derivada ainda do grupamento passado, aprovado em dezembro de 2022. Neste grupamento anterior, efetivado em janeiro de 2023, a proporção de redução de capital social foi a mesma, de 10:1.

Ao proceder aos leilões, a empresa se encarrega de retirar frações de circulação e distribuir o dinheiro aos acionistas que as detinham. A companhia deve publicar nos próximos dias edital de convocação para a assembleia extraordinária que votará o grupamento.

Errata: O Tele.Síntese errou ao informar na terça-feira que a Oi iniciaria leilões para o novo grupamento na quarta-feira. Os leilões referidos se tratavam de aquisição de frações que sobraram do grupamento de 2023. 

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4469