Nokia realiza teste bem-sucedido de Cloud RAN em rede comercial 5G

Solução atendeu células de rádio a uma distância de mais de 15 km
Nokia obtém sucesso em teste da solução Cloud RAN em rede 5G
Teste de Cloud RAN em rede 5G foi bem-sucedido, diz Nokia (crédito: Freepik)

A Nokia anunciou, nesta segunda-feira, 22, que realizou um teste bem-sucedido de sua solução Cloud RAN na rede comercial 5G do A1 Group. O experimento, realizado em Sofia, na Bulgária, consistiu em uma chamada de dados de quinta geração de ponta a ponta (também chamada de “Layer 3 call”).

Conforme o comunicado das empresas, o A1 Group está testando os recursos da tecnologia Cloud RAN para avaliar o valor da transformação para a nuvem. Um dispositivo comercial 3GPP padrão 5G SA foi usado no teste, além da solução Cloud RAN e dos servidores AirFrame, da Nokia.

“Este teste demonstrou o progresso que foi feito em direção à viabilidade comercial de implantações de Cloud RAN em larga escala”, afirma a Nokia, em nota.

Na experimentação, o Cloud RAN vDU (unidade distribuída virtualizada) atendeu células de rádio a uma distância de mais de 15 Km. Um conjunto de ferramentas de automação de implementação em nuvem da fabricante finlandesa aumentou a eficiência operacional do sistema.

Em linhas gerais, o Cloud RAN é uma solução que visa a aumentar o potencial da infraestrutura de nuvem por meio de conectividade 5G em tempo real.

Segundo a Nokia, a plataforma se notabiliza por trazer agilidade, flexibilidade e abertura para operadoras e empresas em colaboração com o ecossistema mais amplo do setor.

Recentemente, a empresa finlandesa anunciou a plataforma anyRAN, solução projetada para ajudar operadoras móveis e empresas a ampliar as opções de construção e evolução de suas redes de acesso via rádio.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10510