Nokia e NTT Docomo firmam parceria para fornecer 5G OpenRAN
A Nokia vai implementar sua solução AirScale de 5G OpenRAN na rede comercial da operadora móvel japonesa NTT DOCOMO A empresa anunciou a parceria nesta segunda-feira, 20
A solução da Nokia conta com módulo de sistema voltado para simplificar implantações de redes móveis multibanda, com menor consumo energético. De acordo com a empresa, a solução permite múltiplos fornecedores.
Em comunicado, a Nokia destaca que, assim como a Docomo, tem trajetória de apoio às soluções OpenRAN e tem investido na construção de “redes abertas, interoperáveis e responsivas que atendam aos requisitos da demanda empresarial e dos consumidores na era 5G”.
“A DOCOMO se compromete em apoiar as operadoras globais de telecomunicações na adoção da rede OpenRAN para torná-la uma realidade comercial”, consta na nota.
Estratégia
De acordo com a Nokia, a colaboração com a Docomo está alinhada à sua abordagem anyRAN, que visa construir redes de acesso via rádio compatíveis com as tendências do mercado e, em paralelo, o desenvolvimento de um ecossistema de parceiros industriais para viabilizar vantagens colaborativas.
“O Nokia anyRAN foi projetado para oferecer às operadoras móveis e às empresas mais flexibilidade na construção de redes que combinem ambientes personalizados, híbridos e Cloud RAN com software comum”, explica a empresa.
Mark Atkinson, chefe de RAN da Nokia, destaca que as soluções podem ser combinadas com a rede de terceiros. “Tomamos medidas para garantir que nosso portfólio via rádio possa integrar-se e interoperar perfeitamente com produtos de outros fornecedores”, conclui.
Docomo e OpenRAN
Em outubro deste ano, uma comitiva de representantes do governo e empresas do Japão apresentou resultados da experiência com OpenRAN no país à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A NTT Docomo, considerada principal operadora do país, também esteve presente no encontro.
Os japoneses se estruturam para tornar Rakuten, NTT e NEC em integradoras globais do modelo OpenRAN, levando tecnologia própria e de terceiros, projetos e métodos de trabalho para substituição de redes legadas de teles mundo afora.