Ericsson e Google firmam parceria para RAN baseada em nuvem híbrida

Solução Ericsson Cloud RAN está sendo executada em laboratório da fabricante sueca no Canadá; plataforma conta com IA e machine learning
Ericsson e Google estendem parceria para desenvolver nuvem para RAN
Ericsson e Google anunciam parceria envolvendo RAN e nuvem (crédito: Freepik)

A Ericsson e o Google Cloud, plataforma de computação em nuvem do Google, anunciaram a extensão de uma parceria para desenvolver em conjunto uma solução de nuvem híbrida para otimizar a infraestrutura RAN das operadoras.

A Ericsson Cloud RAN deve ser disponibilizada por meio do Google Distributed Cloud (GDC), portfólio que estende a infraestrutura e os serviços da nuvem do Google até a borda e os data centers.

Em nota, a fabricante sueca destacou que a solução conjunta oferece automação e orquestração integradas usando Inteligência Artificial (IA) e machine learning (ML). A plataforma também permite que os provedores entreguem serviços de forma mais rápida, aumentem a eficiência das operações e trabalhem com maior flexibilidade em suas redes.

Atualmente, a solução está sendo executada no Ericsson Open Lab, em Ottawa, no Canadá. A expectativa é de que chegue ao mercado em breve.

Na prática, a plataforma deve abrir espaço para o fornecimento de uma nuvem distribuída totalmente automatizada e em grande escala, o que as empresas consideram uma infraestrutura RAN centrada em software seguro e de alto desempenho.

Além disso, a execução do Ericsson Cloud RAN no GDC permitirá que os provedores utilizem outras ferramentas do Google, como Cloud Vertex AI e BigQuery.

Adicionalmente, as companhias indicaram que estão aprimorando a solução por meio do projeto de código aberto Nephio, da Linux Foundation, no sentido de promover uma abordagem de automação nativa em nuvem para cargas de trabalho em rede.

“Esta parceria nos permite aprofundar e expandir nossa valiosa colaboração com o Google Cloud e abre novas oportunidades para as operadoras utilizarem os benefícios das soluções e automação nativas da nuvem”, disse Mårten Lerner, líder da Linha de Produto Cloud RAN da Ericsson, em nota.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10576