Nokia anuncia linha de equipamentos com incentivo do governo dos EUA

Projeto “Build America, Buy America” exige que empresas que recebem financiamento fabriquem produtos no território norte-americano; primeiros equipamentos da Nokia são cartões de OLT
Nokia anuncia equipamentos fabricados com incentivo do governo dos EUA
Primeiros equipamentos da Nokia com incentivo dos EUA estão prontos para chegar ao mercado (crédito: Freepik)

A Nokia anunciou, nesta quarta-feira, 24, que os primeiros produtos fabricados como parte de uma política de incentivo do governo norte-americano estão prontos para chegar ao mercado. Os equipamentos são cartões de terminais de linhas ópticas (OLT, na sigla em inglês) usados em redes de fibra.

Os produtos fazem parte do “Build America, Buy America” (construa a América, compre a América, em tradução livre). A política pública exige que as empresas que recebem financiamento governamental utilizam equipamentos fabricados nos Estados Unidos, inclusive para infraestruturas de banda larga.

No caso da Nokia, os equipamentos serão destinados ao programa Broadband Equity Access and Deployment (BEAD), que visa a fornecer acesso à internet de alta velocidade para todo o país, por meio de um fundo de US$ 42,45 bilhões (aproximadamente R$ 219 bilhões).

A Nokia anunciou os planos para o projeto com a fabricante Sanmina em agosto do ano passado e diz que conseguiu cumprir o compromisso de fabricar produtos compatíveis com a Buy America em um tempo recorde. Além dos cartões de OLT, a parceria prevê a fabricação de módulos ópticos OLT e terminais de redes ópticas (ONT).

“Como líderes em banda larga, temos o prazer de anunciar um marco significativo: nossos produtos compatíveis com Buy America estão agora saindo da linha de produção, dando aos candidatos ao BEAD e aos fornecedores de infraestrutura acesso à tecnologia que será crítica para reduzir a exclusão digital”, disse Sandy Motley, presidente de Redes Fixas da Nokia, em nota.

Segundo a Nokia, 70% das redes de banda larga de fibra óptica na América do Norte contam com seus equipamentos e componentes. A fornecedora finlandesa também indicou, na divulgação dos resultados financeiros do primeiro trimestre deste ano, que espera um segundo semestre mais forte para as vendas de infraestruturas de telecom.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1137