Nexoos inova em crédito a MEIs

BNDES premia ferramenta lançada pela fintech Nexoos que busca fornecer crédito a pequenos empreendedores brasileiros.

 

A Nexoos, fintech de crédito para empresas, foi uma das vencedoras do Desafio Microcrédito BNDES 2022, que selecionou propostas focadas no desenvolvimento de soluções inovadoras para o segmento de crédito a pequenas empresas no Brasil.

O Projeto BR Empreende, desenvolvido e apresentado pela Nexoos, é uma solução 100% digital, sem burocracia, voltada para MEI/ME, com abrangência em todo o território nacional. Com plataformas customizadas para cada região do Brasil, o BR Empreende pretende oferecer capital de giro para pequenos negócios, com juros mais acessíveis, além de educação financeira por meio de capacitação em empreendedorismo e gestão financeira.

“Hoje concedemos crédito para 18 mil empresas e impactamos cerca de 360 mil pessoas. O BR Empreende busca acelerar o crescimento de negócios em todo o Brasil  criando uma rede nacional de agentes de microcrédito e, com o apoio do BNDES, chegando às micro regiões não atendidas pelo sistema tradicional.”, comemora Daniel Gomes, CEO da Nexoos.

Conversando com Ricardo Mello, economista e especialista em gestão de negócios, a proposta da fintech é um ganho para as microempresas e pequenos empreendedores individuais, uma vez que essas são deixadas à margem do mercado financeiro tradicional. “Essa inserção de startups nessa lacuna do mercado financeiro é benéfica ao mercado e empreendedor, especialmente pela nova análise que essas empresas propõem criando modelos preditivos para MEIs e ME. Contudo, a novidade ainda é recente e o futuro da ferramenta é incerto, ainda mais nesse espectro tão sombrio do mercado de crédito. Assim, as ideias são criativas e bem-vindas, porém ainda são incertas se ações como essa serão capazes de modificar o mercado de crédito atual para microempresas e MEIs.”, finaliza o especialista. 

A seleção dos projetos teve início em setembro deste ano e os 10 finalistas apresentaram suas soluções para uma banca de avaliação, que foi responsável por escolher os três vencedores.  As 3 empresas vencedoras passarão por um período de estruturação de projeto junto ao BNDES para desenvolver as melhores oportunidades de negócio até que sejam colocados em prática.

Ettrory Jacob é estagiário em jornalismo da Momento Editorial

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1794