Lucro da Netflix cresce 52% em 2016

Empresa diz que se tornou popular o suficiente para não sofrer com possível mudança na neutralidade de rede pelo governo Trump

Netflix_Logo_Digital+Video_0701A Netflix divulgou nesta tarde, 18, o resultado financeiro do ano que passou. Em 2016 a empresa registrou um lucro de US$ 186,6 milhões, um aumento de 52% em relação ao resultado de 2015. A receita também cresceu no período: passou de US$ 6,78 bilhões em 2015 para US$ 8,83 bilhões, uma expansão de 30,4%.

A empresa, dona de uma plataforma de streaming de vídeo que opera em mais de 100 países, encerrou o ano com 93,8 milhões de usuários, 19 milhões a mais que no final de 2015. Apenas em dezembro a companhia adicionou 7 milhões de novos acessos, dos quais, 5,12 milhões fora dos Estados Unidos; 47% da base já é internacional.

Para o próximo trimestre, a empresa estima 5,2 milhões de novos usuários. Para 2017, a empresa prevê aumento da margem, que ficou em 4% em 2016, para 7% em 2017. O primeiro trimestre será exceção, com margem operacional de 9% devido ao adiamento da chegada à plataforma de séries de sucesso – como “House of Cards”, cujo lançamento da quinta temporada foi adiado para o segundo trimestre apenas. A empresa pretende investir US$ 6 bilhões em produções próprias neste ano (ante US$ 5 bilhões em 2016).

No comunicado ao mercado, a empresa ainda reserva espaço para comentar as mudanças políticas pelas quais os EUA passam, com a eleição de Donald Trump. Há expectativa de mudanças na abordagem do governo quanto à neutralidade de rede, com enfraquecimento da legislação que a garante no país.

“Caso isso de fato aconteça, dificilmente afetará nossas margens domésticas ou qualidade do serviço pois já somos populares o suficiente para mantermos estáveis nossas relações com ISPs”, diz o texto, que reforça, no entanto, pedido de manutenção das regras de neutralidade de rede.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11032