NEC lança solução para reduzir o consumo de energia de redes móveis

Com foco na Rede de Acesso de Rádio (RAN), aplicação utiliza Inteligência Artificial (IA) para automatizar os padrões de tráfego de dados e, consequentemente, diminuir o gasto de eletricidade; suporte é voltado às redes 4G e 5G
NEC apresenta solução de redução de consumo de energia em redes móveis
Solução de redução do consumo de energia da NEC tem foco em infraestruturas de RAN (crédito: Freepik)

A NEC anunciou o lançamento de uma solução para operadoras de redes móveis reduzirem o consumo de energia.

Disponibilizada pela Nec Aspire Technology Limited, subsidiária da multinacional japonesa, a Energy Saving foi projetada para diminuir o gasto de eletricidade na Rede de Acesso de Rádio (RAN).

Segundo a empresa, a solução conta com suporte para as tecnologias 4G e 5G, além de ser adaptável aos requisitos de cada tele.

A RAN é responsável por cerca de 73% do consumo total de energia de uma operadora móvel, de acordo com pesquisa da GSMA Intelligence. O levantamento ainda aponta que a despesa com eletricidade é o terceiro maior custo para as telecoms, ficando atrás somente do aluguel de sites e da mão de obra.

Além disso, a tecnologia 5G deve pesar nas contas das operadoras no que diz respeito ao consumo elétrico. A GSMA Intelligence estima que, em razão da escalada do uso da quinta geração móvel, as redes celulares devem dobrar o consumo do insumo no período de 2020 a 2025.

Nesse sentido, a NEC diz que a Energy Saving trabalha com Inteligência Artificial (IA) para analisar e prever de forma autônoma os padrões de tráfego de rede, permitindo que as operadoras ajustem os recursos à capacidade e ao desempenho necessários.

“O 5G está colocando muita pressão no consumo de energia das operadoras, especialmente enquanto elas mantêm as redes 2G, 3G e 4G funcionando”, ressalta Declan Friel, CTO da NEC Aspire Technology, em nota.

“Nossa aplicação multifornecedor com AI aprende o comportamento do tráfego e age continuamente em um loop fechado totalmente automatizado, sem qualquer intervenção manual. A solução está ativa e oferece economia de OPEX para operadoras em todo o mundo, e agora estamos ampliando essa oferta junto com a NEC”, acrescenta.

De acordo com a fabricante, a Energy Saving foi desenvolvida para servir de suporte em sites com alimentação híbrida e para maximizar o tempo de execução da bateria durante períodos fora da rede, estendendo, assim, a disponibilizado do serviço móvel. A expectativa é de que a solução gere pelo menos três vezes mais economia de energia em comparação com os recursos tradicionais.

“Essas economias podem aumentar em até dez vezes, dependendo do comportamento do tráfego e da topologia da rede”, indica a NEC, em nota.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10506