NEC e Freshwave farão rede Open RAN neutra de small cells em Londres

Rede será experimento da NEC e da Freshwave para comprovar junto o governo do Reino Unido a viabilidade de usar Open RAN em redes neutras multioperadora

(crédito: Freepik)

A NEC e a operadora de infraestrutura Freshwave foram selecionadas para o Projeto NAVIGATE do Open Networks Ecosystem (ONE) Competition, do Governo do Reino Unido.

A competição faz parte da estratégia britânica que destina £250 milhões para diversificação da cadeia de fornecimento de 5G para promover projetos de P&D no setor, incluindo a Future RAN Competition (FRANC), Desafio de Pesquisa Futura de Redes Abertas e entidades como o Laboratório SmartRAN de Interoperabilidade de Redes Abertas (SONIC), a Rede Inovação em Telecom do Reino Unido, e o laboratório de telecomunicações do Reino Unido.

O Projeto NAVIGATE visa projetar, testar e validar um modelo para implantar capacidade do 4G e 5G aberto e compartilhável em ambientes de Implantação de Alta Densidade (HDD). A ação pretende demonstrar a implantação em larga escala usando o Open RAN.

O orçamento total da iniciativa é de £7,42 milhões. O Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia (DSIT) do Governo do Reino Unido contribuirá com £3,32 milhões e o restante será investido pela NEC e pela Freshwave.

O Projeto NAVIGATE prevê a colaboração entre a NEC e a Freshwave para o fornecer a uma área urbana densa de Londres uma solução de small cell baseada no software de Open vRAN da NEC. O projeto tem como objetivo mostrar que a solução Open RAN é tecnicamente e operacionalmente viável, demonstrando que é mais econômica e eficiente em energia se comparar com as redes legadas (RAN de fornecedor único). O NAVIGATE suporta a rede neutra multioperadora para facilitar a implantação do Open RAN, permitindo que todas as operadoras móveis do Reino Unido se conectem a ela.

“A NEC tem como objetivo implantar uma arquitetura de referência com base em seu software Open vRAN, que apoiará a diversificação da cadeia de fornecimento de telecomunicações, ao mesmo tempo em que acelerará os desenvolvimentos de mercado para fornecer uma solução econômica e eficiente em energia baseada em padrões abertos. Com base nas especificações do NHOD (Neutral Host Outdoor), nossa solução permitirá que operadoras de rede móvel ofereçam novos serviços sem fio e melhorem a cobertura e a capacidade, sem a necessidade de implantar e gerenciar infraestrutura separada”.

Segundo Tom Bennett, CTO da Freshwave: “Quanto mais compartilhável for a infraestrutura digital, menores serão os custos, levando a uma maior variedade de casos de uso, mais rápidos e, consequentemente, com mais benefícios econômicos e à comunidade”. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10412