MP-DFT vai investigar vazamento de dados de até 32 milhões de clientes da Sky

Banco de dados estava acessível pela internet e podia ser acessado sem necessidade de autenticação

A Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial (Espec) do Ministério Público do Distrito Federal e Território instaurou ontem, 11, inquérito civil público para investigar suposto incidente de segurança envolvendo o banco de dados da Sky Brasil.

Segundo o inquérito, 32 milhões de clientes da Sky Brasil podem ter tido os dados pessoais vazados na internet, como nome completo, data de nascimento, e-mail, senha de login do serviço, endereço IP, métodos de pagamento, número de telefone e endereço residencial. Os dados eram disponibilizados sem necessidade de autenticação, por um simples comando através da web.

O objetivo do inquérito é investigar as circunstâncias do suposto incidente de segurança envolvendo o banco de dados da Sky Brasil, bem como apurar as responsabilidades pelos danos causados. A investigação será comandada pelo promotor Frederico Meinberg Ceroy.

O vazamento foi identificado pelo pesquisador Fabio Castro, que revelou o problema através de sua conta no Twitter, em novembro, incorporado abaixo:

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11032