MP-DFT vai investigar vazamento de dados de até 32 milhões de clientes da Sky
A Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial (Espec) do Ministério Público do Distrito Federal e Território instaurou ontem, 11, inquérito civil público para investigar suposto incidente de segurança envolvendo o banco de dados da Sky Brasil.
Segundo o inquérito, 32 milhões de clientes da Sky Brasil podem ter tido os dados pessoais vazados na internet, como nome completo, data de nascimento, e-mail, senha de login do serviço, endereço IP, métodos de pagamento, número de telefone e endereço residencial. Os dados eram disponibilizados sem necessidade de autenticação, por um simples comando através da web.
O objetivo do inquérito é investigar as circunstâncias do suposto incidente de segurança envolvendo o banco de dados da Sky Brasil, bem como apurar as responsabilidades pelos danos causados. A investigação será comandada pelo promotor Frederico Meinberg Ceroy.
O vazamento foi identificado pelo pesquisador Fabio Castro, que revelou o problema através de sua conta no Twitter, em novembro, incorporado abaixo:
32 million Sky Brasil customer data records were accessed on an Elastiscsearch server without any authentication. Sky is a Brazilian telecommunications company that offers satellite pay-TV and 4G broadband internet.@skybrasil @MayhemDayOne @troyhunt @felipepayao @malwrhunterteam pic.twitter.com/FcaAfZYckY
— Fábio Castro 🇧🇷 (@6IX7ine) 28 de novembro de 2018