Rival chinesa da Tesla, montadora Nio anuncia smartphone feito para controlar veículos elétricos

Nio Phone conta com mais de 30 funções específicas para carros da marca, como destravamento de portas e instrução para estacionar de forma autônoma; aparelho só deve ser comercializado na China
Nio Phone: montadora Nio lança smartphone que se conecta a seus veículos elétricos
Nio Phone, o smartphone para veículos elétricos da montadora chinesa (crédito: Nio)

A montadora chinesa Nio anunciou, nesta quinta-feira, 21, um smartphone de última geração projetado para ser usado com os seus veículos elétricos. O Nio Phone tem funções que vão desde destravamento de porta a instrução para o carro estacionar de forma autônoma.

O smartphone é o primeiro celular desenvolvido por uma empresa chinesa especificamente para automóveis. Na China, estima-se que veículos elétricos já representem um terço das vendas de carros.

De acordo com William Li, presidente-executivo da montadora, o Nio Phone tem mais de 30 funções específicas para interação com os veículos da marca.

Durante o anúncio, ele citou que o aparelho pode ser usado para fazer com que o carro se locomova até a localização do motorista (prática permitida em alguns espaços restritos na China e em baixas velocidades). Além disso, mesmo desligado, o celular pode ser usado para destravar o veículo.

“Acredito que muitos dos nossos concorrentes aprenderão com as inovações dos nossos smartphones e lhes dou as boas-vindas a fazê-lo”, disse Li.

O Nio Phone será vendido em três modelos, com preços que variam de 6.499 yuans (aproximadamente R$ 4.300) a 7.499 yuans (R$ 5.000). Até o momento, a empresa só tem planos de lançar o smartphone na China. As entregas começam na próxima quinta-feira, 28.

A entrada da Nio no mercado de smartphones marca o primeiro lançamento de um celular desenvolvido especificamente para carros. No entanto, outros aparelhos já se conectam a automóveis. A também chinesa Meizu revelou, em março, celulares com conexão a veículos da Geely. Há a expectativa de que a fabricante de smartphones Xiaomi também entre no mercado de automóveis.

Na avaliação de Will Wong, analista da IDC ouvido pela Reuters, o principal interesse da Nio com o smartphone deve ser coletar dados dos usuários, no sentido de oferecer uma melhor experiência e fortalecer a adesão do cliente à marca.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 983