Meta Llama 3 será executada em dispositivos com chips da Qualcomm

A colaboração entre Qualcomm e Meta quer oferecer vantagens aos usuários de dispositivos alimentados por Snapdragon, como privacidade aprimorada e experiências mais personalizadas

Meta Llama 3 será executado em dispositivos com chips da Qualcomm

Nesta quinta-feira, 18, a Qualcomm Technologies anunciou, em San Diego, nos Estados Unidos, a colaboração com a Meta no sentido de otimizar a execução do Llama 3 — novo modelo de linguagem grande (large language models – LLMs, em inglês) da big tech — diretamente em smartphones, PCs, headsets de VR/AR, veículos e outros dispositivos alimentados pelas próximas plataformas flagship Snapdragon, produzidas pela fabricante de chip. Dessa forma, espera-se oferecer vantagens aos usuários, como privacidade aprimorada e experiências mais personalizadas. 

A nova versão de inteligência artificial generativa apresentada pela Meta, controladora dos aplicativos Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram, segue o modelo de código aberto. De acordo com a big tech, o ojetivo é “permitir que a comunidade tenha acesso a esses modelos enquanto eles ainda estão em desenvolvimento”. 

A Meta explicou ainda que o Meta Llama 3 estará disponível em breve nas seguintes plataformas: AWS, Databricks, Google Cloud, Hugging Face, Kaggle, IBM WatsonX, Microsoft Azure, bem como NVIDIA NIM e Snowflake. O suporte de plataformas de hardware será oferecido por outras cinco empresas, além da Qualcomm, sendo elas AMD, AWS, Dell, Intel e NVIDIA. 

“Celebramos a abordagem aberta da Meta com o Llama 3 e compartilhamos seu compromisso de capacitar desenvolvedores e estimular a inovação em IA”, disse Durga Malladi, vice-presidente sênior e gerente geral de tecnologia, planejamento e soluções de ponta da Qualcomm Technologies.

Segundo informações da fabricante de chips, os desenvolvedores poderão acessar os recursos e ferramentas para executar a inteligência artificial generativa da Meta de forma otimizada nas plataformas Snapdragon por meio do Qualcomm AI Hub. Atualmente, há a oferta de aproximadamente 100 modelos otimizados de IA no Qualcomm AI Hub.

A Qualcomm é a segunda maior fabricante global de chip para smartphone, ficando atrás apenas da MediaTek, de acordo com dados da Counterpoint, empresa de pesquisa de mercado de tecnologia global. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10588