Mensagem com promessa 7 GB de dados gratuitos é golpe
A pandemia do coronavírus (Covid-19) está sendo aproveitada por pessoas mal-intencionadas que se utilizam de golpes e fraudes para roubar dados pessoais, entre outros fins que colocam em risco os consumidores.
A Anatel alertou hoje, 24, para a existência de mensagens trocadas por aplicativos, como o WhatsApp. Os textos prometem 7 GB de dados adicionais para consumo no celular. E exibem, em imagens, o logo da agência reguladora a fim de dar um ar de credibilidade.
A comunicação nociva cita ainda as operadoras Claro e Vivo e pede que o usuário clique em um link, malicioso, a fim de receber o acréscimo na franquia.
No golpe acima, a imagem apresenta botões que levam os usuários a escolher uma operadora para a recarga. A finalidade, no entanto, é a mesma: conduzir o alvo para um site onde há captura ilegal de dados pessoais.
Já na mensagem acima, transmitida pelo WhatsApp, o texto sugere que se trata de campanha de conscientização. E convida o usuário a clicar em um link que tem, por destino, também uma página falsa.
Diante da disseminação desses golpes, a Anatel emitiu comunicado no qual ressalta que não envia links por WhatsApp ou SMS, não faz promoções nem dá prêmios.
A agência lista ações de segurança que devem ser tomadas pelas pessoas para evitar entregar dados sensíveis a terceiros:
- Não abram links desconhecidos
- Nunca forneçam suas informações pessoais em sites e aplicativos que não reconheça
- Desconfie de e-mails de desconhecidos e com assuntos apelativos ou alarmantes (Fulano morreu; Veja as fotos proibidas de Sicrana; Como ganhar um milhão sem sair da cama; Sua caixa de correio está lotada)
- Cuide (muito) bem das suas senhas
- Mantenha atualizados seu sistema, antivírus e firewall
- Aceite que todos nós somos vulneráveis e desconfie até da sombra virtual
- Caso suspeite de tentativa de golpes ou fraudes, registre ocorrência policial.