Melhor desempenho de máquinas e tratores

A solução permite ao gestor avaliar, em tempo real, se o operador está executando uma tarefa com um desempenho que permite o melhor equilíbrio entre economia de combustível

Gabriel Marão, Presidente do Fórum Brasileiro de IoT e Marcelo Kaluf, diretor Comercial IoTag/Crédito: Tele.Síntese

LINK DRIVE

3º Lugar

Categoria Fornecedores de Soluções de IoT

Empresa: Io Tag

[O Tele.Síntese publica ao longo das próximas semanas as reportagens publicadas no Anuário Tele.Síntese de Inovação 2022, editado no final do ano passado e que pode ser baixado na íntegra e gratuitamente aqui]

De olho no potencial de expansão das redes 4G em áreas rurais, especialmente na faixa de 700 MHz, a startup IoTag desenvolveu a solução Link Drive para  gestão de desempenho operacional em campo para máquinas e veículos, com plataforma em nuvem, aplicativo, dispositivo de IoT, com sensores e dupla comunicação CAM para a obtenção de dados do trator. Fundada em 2017 por Jorge Leal, CEO, e Eleandro Gaioski, diretor de Tecnologia, a IoTag ganhou um terceiro sócio, Marcelo Kaluf, que ocupa a diretoria comercial.   

A empresa tem parceria com a Vivo, por meio da Telefônica Tech, que oferece a solução com o nome de Maquinário Inteligente. A IoTag já participou de diversas aceleradoras e integra hubs de inovação, como Cubo, Agritech e Pulse.   

O Link Drive é composto por um dispositivo IoT com conectividade 2G e 4G, WiFi e GPS. Segundo Kaluf, a comunicação em 4G é estratégica porque as redes 2G serão desligadas, e a 3G tem os custos mais altos. “O 4G é como se fosse uma tecnologia aberta, não paga royalties. O 5G é futurista demais,  e, embora o 4G deva levar cinco anos para chegar às áreas rurais, é o futuro do campo, que vai funcionar bem com o 700 MHz”, diz Kaluf.  

A solução permite ao gestor avaliar, em tempo real, se o operador está executando uma tarefa com um desempenho que permite o melhor equilíbrio entre economia de combustível e rendimento da área coberta em campo, além de receber alertas de falhas de máquinas.   

Uma plataforma em nuvem comunica-se com o dispositivo IoT instalado na máquina, e este, com o aplicativo instalado no celular do operador. A IoTag presta o serviço na modalidade  as a service, e  a empresa usuária pode utilizar as análises do dispositivo ou tirar seus próprios relatórios.  

Kaluf destaca que a solução tem parte do processamento na borda do dispositivo, transmitindo para a nuvem só o que for relevante. A empresa entrega os dados para que o cliente possa tomar decisões. Entre os usuários, estão empresas dos setores agropecuário, sucroalcooleiro, silvicultura, mineração e portos. 

A Raízen utiliza a solução para alertas de falhas de máquinas em 11 usinas de álcool, tendo reduzido o custo de manutenção de máquinas em 82%. A Lots, locadora de caminhões da Scania, utiliza a solução para monitoramento de estradas em seis frentes de trabalho. O dispositivo detecta os pontos em que precisa fazer a manutenção, com redução de custo de manutenção de estradas vicinais em 20%. Na Suzano, nas áreas florestal e silvicultura, o Link Drive faz gestão de consumo de combustível nas máquinas que colhem os eucaliptos. (Carmen Nery)

 

Avatar photo

Colaborador

Artigos: 369