MCTIC quer desonerar importação de equipamentos de data center
O Ministério das Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) pretende incentivar a multiplicação de data centers no Brasil. Na visão da pasta, o país está atrasado neste quesito, sediando menos data centers do que deveria.
“O Brasil claramente é um país inóspito para a instalação de data centers. Temos uma situação totalmente desproporcional. Alto número de tráfego de dados, de usuários, e baixíssimo número de data centers”, observa André Borges, secretário de telecomunicações. Como o ministério pode atrair mais destes centros de dados para o país ainda não está claro.
Uma das hipóteses levantadas é mexer na tributação dos equipamentos importados. “É necessário reduzir os custos fiscais, a mora alfandegária para esse segmento no Brasil e melhorar o ambiente jurídico”, avalia.
Segundo ele, embora as pastas econômicas (Fazenda e Planejamento) não queiram ouvir falar de projetos que incluam descontos em tributos, há argumentos convincentes. “Hoje é um setor pequeno, quase inexistente. Se conseguirmos atrair, mesmo com desoneração, gera empregos e recolhe outros tributos”, conclui Borges, que participou da Futurecom 2016, congresso e feira de telecomunicações que acontece esta semana, em São Paulo.