MCTIC prioriza dessalinização de água e ciência na escola nos 100 dias de governo

Ampliação de banda larga e projetos de TIC ficam de fora das metas iniciais
Ministro, Secretário de Telecomunicações, Secretário Executivo e adjunto em posse do MCTIC

Nos primeiros três meses de governo, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações vai priorizar a instalação de Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização, por meio do mapeamento de tecnologias em sistemas de dessalinização de água nas condições de operação no semiárido. Além disso, vai promover a interação entre universidades e a rede de escolas públicas para o ensino de ciências.

Essas duas ações fazem parte das 35 metas prioritárias dos primeiros 100 dias de governo, divulgadas nesta quarta-feira (23), pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. A ampliação das conexões de banda larga, prevista anteriormente pelo ministro Marcos Pontes, ficou de fora das metas iniciais.

Segundo Lorenzoni, as metas foram selecionadas por cada um dos ministérios. “Não são todas [as metas] nem necessariamente as mais importantes. São metas que o governo vai se empenhar para ter a condição de apresentar após 100 dias de governo. Estamos apresentando metas finalísticas escolhidas pelos ministérios, marcando o compromisso dos ministérios com essa meta.”

Entre as metas do Ministério da Economia, uma é de interesse direto do setor, como a de reduzir custos de aquisição de insumos, bens de capital e bens de informática. Outra também pode trazer benefícios, como a de adesão ao processo centralizado de compras públicas. (Com Agência Brasil)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122