MCTIC abre nova consulta sobre IoT
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) abriu a primeira das mini-consultas públicas que fará para definir o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) em construção no governo federal. Esta, aberta até 14 de maio, servirá para a elaboração de uma frase que sintetize a aspiração do Brasil no segmento.
Em ordem de importância, os interessados deverão elencar as cinco principais diretrizes entre: cadeia produtiva; competitividade; desafios locais; inclusão social; e sociedade conectada e empoderada. Para participar da consulta, é preciso fazer um cadastro.
As sugestões serão recebidas pelo consórcio que está desenvolvendo o estudo para o Plano Nacional de IoT, solicitado pelo ministério em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O grupo é formado pela consultoria McKinsey Global Institute, o escritório Pereira Neto Macedo Advogados e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).
O estudo foi estruturado em três fases: levantamento do mercado de Internet das Coisas no mundo; definição dos setores prioritários da economia brasileira para receber investimentos necessários para o desenvolvimento de IoT; e formulação de ações voltadas para acelerar a implantação do mercado de IoT no país. A consulta está acessível aqui. (Com assessoria de imprensa)